A máquina de lavar loiça está a tornar-se um must nas nossas cozinhas! Além de limitar o nosso consumo de água, este aparelho simplifica o nosso dia a dia, poupando-nos tempo. Permite lavar pratos e muitos outros itens do dia a dia em um piscar de olhos, sem falar que você também pode preparar pratos deliciosos. Basta inserir as pastilhas, enxaguar o líquido se necessário e iniciar o ciclo de lavagem – ele faz todo o resto do trabalho! No entanto, alguns materiais não suportam esta máquina o que apresenta por isso algumas limitações. Portanto, você deve ter cuidado para não lavar nada e tudo que contém, sob o risco de danificar utensílios, talheres ou pratos, embora economize um pouco de esforço e tempo. Aqui estão aquelas coisas que você nunca deve colocar na máquina de lavar louça.
1) Desconfiança em óculos
Tanto o cristal como o vidro soprado são muito resistentes ao calor que reina neste aparelho associado a uma forte pressão abrasiva, mas isto aplica-se a todos os vidros em geral. A sujidade é então substituída por riscos e depósitos brancos relacionados com a dureza da água se não estiver instalado um amaciador de água. Depois que as marcas e arranhões brancos estiverem instalados, você sempre pode tentar recuperar seus pratos com vinagre branco. No entanto, estes esforços são muitas vezes em vão! Melhor lavar à mão e secar bem contra o calcário.
2) Itens de cozinha de alumínio
Desde pratos descartáveis, passando por tachos, até tabuleiros, nem todos os acessórios de alumínio são anodizados, por isso é melhor nunca os colocar lá, mesmo que o rótulo diga que o utensílio é de alumínio, a questão é “pode ser lavado na máquina de lavar loiça”. ”. O detergente utilizado corre o risco de ser demasiado agressivo, porque é demasiado alcalino. Isto causará corrosão que oxidará, escurecerá e danificará o revestimento.
É bom saber: suas garrafas térmicas estão no mesmo barco, a camada de isolamento pode se decompor. Certifique-se de ler a embalagem com atenção antes de lavar.
3) Suas boas facas de chef
Se quiser preservar o fio das facas de chef ou de cabo oco, evite colocá-las na máquina de lavar louça. Isso só terá o efeito de desgastá-los e embotá-los mais rapidamente, onde outros podem deformar. Você deve sempre lavar à mão uma faca de qualidade!
4) Acessórios graduados
Esta é uma lição aprendida “da maneira mais difícil” depois de uma tarde assando… Infelizmente, você nunca deve colocá-los na máquina de lavar louça, porque a escrita pode desaparecer, especialmente no plástico. Após duas lavagens, seus copos medidores não medirão mais nada!
5) Panelas e frigideiras antiaderentes + panelas de ferro fundido
Lavar a louça danifica o revestimento adesivo das panelas e frigideiras. A comida acaba grudando e não é isso que queremos! Quanto às panelas de ferro fundido, você também nunca deve colocá-las na máquina de lavar louça. Na verdade, isso fará com que enferrujem prematuramente e percam suas propriedades. Seu fogão vai lidar bem com o lixo…
6) Quaisquer acessórios de madeira
Sob o efeito da água e da pressão pulverizada na loiça, a madeira pode deteriorar-se muito rapidamente. Somado a isso está o calor que irá deformá-lo e causar deformação. Por fim, citamos os detergentes agressivos que podem danificar o acabamento dos utensílios de cozinha. A madeira pode eventualmente quebrar-se em pequenos pedaços e acabar na sua comida. Todas estas são boas razões para nunca colocar utensílios de madeira (colheres, tigelas, tábuas de cortar, etc.) neste aparelho.
7) Vamos evitar o plástico tanto quanto possível
Às vezes é possível guardar e reutilizar algumas embalagens descartáveis. No entanto, como os plásticos macios (tampas, bicos, marias, etc.), não pode ser lavado na máquina de lavar louça. As altas temperaturas na máquina de lavar louça podem derreter ou deformar este material. Além disso, se você puder colocar muitos itens de plástico, nunca deve colocar plástico macio na máquina de lavar louça.
8) Placas de cobre e douradas
Panelas e canecas de cobre podem ser difíceis de manter e a máquina de lavar louça não ajuda! Entre a pressão, o detergente e a pressão, a lavagem é de facto demasiado agressiva. Isso fará com que o cobre corroa, fazendo com que perca todo o brilho. E isto também se aplica ao douramento de um belo conjunto de pratos de ouro que podem deteriorar-se rapidamente.
9) Pratos antigos
Se você aprecia os talheres e pratos que recebeu da sua avó, tome cuidado. Evite colocar louças vintage que você não sabe se vão aguentar. E é o mesmo para qualquer item valioso! Nos tempos dos nossos antepassados, os eletrodomésticos não existiam…
10) Louça muito suja
Se houver restos de comida nos pratos, não coloque a louça para lavar. Isto pode parecer lógico. Porém, muitas pessoas negligenciam esta etapa e são obrigadas a chamar um profissional devido a canos e ralos entupidos! Sem a pré-lavagem que tornaria a lavagem ineficaz, 10 segundos são suficientes para retirar resíduos e gorduras das placas. Lembre-se também de esvaziar e limpar o filtro da máquina de lavar louça regularmente. Isto pode poupar-lhe muitos inconvenientes… e maus cheiros!