Vamos admitir humildemente: quase todos nós tendemos a lavar a roupa mecanicamente. Sempre os mesmos reflexos e hábitos. Mas também os mesmos erros que repetimos continuamente. E depois ficamos surpresos que a nossa roupa não esteja tão limpa como gostaríamos, que as nossas roupas estejam impregnadas de um cheiro estranho ou que a nossa máquina de lavar comece a ficar cansada. Mas, já agora, há quanto tempo não limpou a sua máquina de lavar pela última vez?
Não, não é brincadeira de criança! Começar uma lavanderia não é tão simples quanto parece. Existem algumas regras rígidas a serem seguidas. Mas, por muitas vezes agirmos precipitadamente ou querermos nos livrar dessa tarefa rapidamente, demonstramos negligência. Não importa se sua máquina é de última geração ou de alto desempenho, se você abusar dela ou não fizer a manutenção adequada, sua longevidade e eficiência serão postas à prova.
Quer ter roupas sempre limpas e cheirosas? Aqui estão todos os erros que você deve evitar na hora de lavar roupa, para preservar tanto a qualidade da sua roupa quanto o desempenho da sua máquina de lavar.
1. Ciclos de lavagem curtos
Ciclos de lavagem curtos com água fria ou sem centrifugação são adequados para roupa pouco suja. Embora você possa economizar dinheiro com esses tipos de lavagens, eles não são ideais para lavagens frequentes.
2. Não trate manchas antes de lavar roupas
Algumas manchas são mais difíceis de remover do que outras. Principalmente manchas de graxa. É então aconselhável tentar retirá-los à mão, antes de lavar a roupa na máquina de lavar.
Entre as manchas mais complexas de remover estão, por exemplo, as manchas de suor que se formam no linho branco. Uma boa alternativa: a aplicação de bicarbonato de sódio combinado com vinagre branco. Ao esfregar as áreas afetadas com esta dupla poderosa de removedor de manchas e desengordurante, você certamente eliminará manchas teimosas e desodorizará a roupa como um bônus.
3. Sobrecarregue a máquina de lavar
Erro comum: para evitar fazer múltiplas lavagens, tendemos a encher o cesto até a borda. Péssima ideia! Ao sobrecarregar a sua máquina de lavar, você sente que está economizando água e eletricidade. No entanto, este aparelho é avaliado com base no peso máximo que pode suportar por ciclo de lavagem. Se você sufocá-lo, é muito provável que seja danificado a longo prazo. É sempre recomendável ler as instruções do fabricante e segui-las.
4. Uso excessivo de água sanitária
A água sanitária é um produto útil, mas tóxico, que pode danificar sua roupa . O ideal é que seja aplicado apenas em roupas brancas com uma quantidade muito pequena. Se possível, antes do ciclo de lavagem, coloque a roupa de molho em um balde com água e um pouco de água sanitária. Isso impedirá que você o coloque de volta na máquina.
5. Não secar bem a roupa depois de lavá-la
Você costuma reclamar de mau cheiro em suas roupas? Não há mistério: a roupa deve ser retirada da máquina de lavar assim que o ciclo de lavagem terminar. Se preferir fazer o seu negócio e deixá-lo no tambor, nada mais normal que ele desenvolva bactérias e maus odores. Devido à umidade, você deve sempre ter o reflexo de secar imediatamente a roupa ao ar livre. Acima de tudo, tenha paciência: não os instale muito rapidamente no guarda-roupa enquanto ainda estiverem um pouco úmidos, pois o problema permanecerá o mesmo. Quando você os tira, mesmo alguns dias depois, eles podem cheirar mal!
6. Jogue fora sua roupa íntima junto com o resto da roupa
Por serem peças de roupa frágeis e delicadas, as roupas íntimas devem ser sempre lavadas separadamente das demais peças para evitar danificá-las. Calcinhas, calcinhas, meias e outros sutiãs devem, portanto, ser combinados em um ciclo de lavagem separado.
7. Use muito detergente
É fundamental utilizar corretamente o detergente na máquina de lavar. Às vezes, com pressa ou por simples erro, enchemos a gaveta de detergente mais do que o necessário. Porém, o detergente deve ser sempre bem dosado ao ser colocado no compartimento. Caso contrário, a roupa será mal enxaguada e o aparelho ficará sujo. Você costuma encontrar resíduos de detergente em suas roupas após a lavagem? Esta é precisamente a prova de que você excedeu em grande parte a quantidade necessária. Não exagere na quantidade de detergente, dosie sempre de acordo com o peso da roupa na máquina de lavar.
8. Não limpe a máquina de lavar
Maus odores, excesso de umidade e mofo se acumulam na máquina de lavar. Principalmente quando está muito sujo e não beneficia de manutenção regular. Portanto, é importante limpar bem a máquina de lavar pelo menos uma vez por mês. Dos filtros às vedações e à gaveta do detergente, reserve tempo para uma limpeza cuidadosa e meticulosa.
Claro, desligue-o e não se esqueça de deixar a porta da máquina de lavar aberta para ventilar o interior da máquina. Isso também evitará o acúmulo de umidade e mofo.
9. Não separe sua roupa
Pode acontecer, por falta de tempo, que você coloque uma variedade de tecidos diferentes na máquina de lavar. Este é um erro comum que muitas vezes danifica as nossas roupas favoritas. Além disso, esse problema favorece o aparecimento de fiapos e outras manchas.
Além de dividir a roupa de acordo com os tecidos e cores, é sempre aconselhável ler os rótulos e seguir as instruções à risca.
10. Uso indevido de rotação
Outro erro muito comum: abusar da centrífuga. Deve saber que a carga pesada do tambor e a má distribuição da roupa acabarão por perturbar este ciclo. Tenha sempre o cuidado de pendurar as roupas de maneira uniforme e não em bolas para evitar bagunça. Um tambor desequilibrado rapidamente acaba tornando a rotação ineficaz. Em outras palavras, evite o excesso de zelo!
Já não podemos ficar sem a nossa máquina de lavar roupa, ela é uma verdadeira companheira do dia a dia. Mas, se não o tratar bem, ele vinga-se à sua maneira: roupas encolhidas, buracos no tecido, perda de cor, maus cheiros… beneficie de uma roupa interior limpa, brilhante e impecável!