A falta de limpeza e manutenção da sua máquina de lavar pode causar maus odores, germes, bactérias e mofo. Muitos de nós confiamos nas máquinas de lavar para manter as roupas limpas e frescas, mas poucos se lembram de limpá-las regularmente.
Embora as máquinas de lavar sejam ótimas para limpar suas roupas, elas não são muito boas para limpar sozinhas. A manutenção do exterior da máquina é simples, limpe regularmente com um pano úmido ou use uma pequena quantidade de detergente se notar alguma marca ou mancha.
Porém, a manutenção do interior da máquina pode ser um pouco mais complexa. É melhor seguir as instruções do manual da máquina. Além disso, quando você planeja comprar uma máquina de lavar, considere comprar uma que tenha filtro de fiapos removível. Este filtro facilita a limpeza de fiapos acumulados em suas roupas.
O que está fazendo com que sua máquina não funcione? E como evitar falhas?
- A vedação do carregador frontal (a borracha ao redor da porta que forma a vedação) retém muita água, o que estimula o crescimento de mofo. -> Limpe a vedação após cada lavagem.
- O bolor prospera em locais húmidos -> por isso deixe sempre a porta da máquina de lavar aberta para ajudar a secar e não deixe roupa molhada lá dentro.
- Lavar a baixas temperaturas é um problema quando se trata de germes e bactérias que se acumulam na máquina. -> Faça pelo menos uma lavagem por mês a uma temperatura mínima de 60ºC, de preferência 90ºC para desinfetar a sua máquina.
- O uso excessivo de detergente pode causar acúmulo -> então meça cuidadosamente a dose com base no tamanho da carga e no grau de sujeira.
- Para máquinas HE, reduza o excesso de espuma usando um limpador HE especializado.
- O uso de detergentes líquidos e amaciantes de roupas pode causar o acúmulo de cera pegajosa dentro do tambor da máquina de lavar. Este problema é agravado quando lavamos a baixas temperaturas. -> Use detergentes em pó em vez de líquidos e use meia xícara de vinagre branco destilado em vez de amaciante.
Quando limpar a máquina de lavar?
Geralmente é recomendado limpar completamente sua máquina de lavar a cada seis meses. Você deve limpar sua máquina de lavar com mais frequência se a usar quase todos os dias e com menos frequência se a usar apenas ocasionalmente.Você também deve limpar sua máquina de lavar se ela desenvolver odores repentinamente ou parar de limpar suas roupas com a mesma eficiência de antes. Máquinas que não são limpas regularmente podem desenvolver calcário, o que pode levar ao crescimento de mofo e bactérias.
As 3 dicas mais eficazes para limpar corretamente a sua máquina de lavar:
Com bicarbonato de sódio e vinagre
Você pode limpar sua máquina de lavar naturalmente usando vinagre branco destilado e bicarbonato de sódio. Mas não é realmente recomendado para máquinas de lavar muito sujas. Esta mistura é muito eficaz para desodorizar a máquina de lavar e também ajuda a remover o calcário.
Com ácido cítrico
O ácido cítrico é uma forma natural e poderosa de remover calcário e resíduos de sabão. Este é um ácido muito mais forte que o vinagre, por isso é uma delícia para carros com muito acúmulo de sujeira. O ácido cítrico também pode ser usado com bicarbonato de sódio para eliminar odores.
Com peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio remove o calcário, mata o mofo e é antiviral e antibacteriano. Também pode ser usado com água quente. É mais seguro de usar do que alvejante à base de cloro porque não deixa gases ou resíduos tóxicos e é seguro para o meio ambiente porque se decompõe em oxigênio e água.
Deve-se notar que máquinas de lavar com manutenção inadequada podem representar um perigo e ter uma vida útil mais curta. Eles também podem danificar suas roupas e roupas. Se pretende que a sua máquina de lavar dure mais tempo, deve investir na sua manutenção e fazer-lhe limpezas profundas regulares. Isso economizará dinheiro a longo prazo.