Você já teve roupas brancas que saíram cinza da máquina de lavar? Essa mudança de cor é resultado de três erros comuns ao colocar a roupa na máquina de lavar. Para evitar isso e manter seu pano branco brilhante, aqui vão algumas dicas que você precisa saber.
Uma coisa é certa: a forma como você cuida da sua roupa pode afetar significativamente suas cores. A má seleção da roupa é a principal causa da cor acinzentada das roupas, mas não é a única.
Como você compensa o linho branco que ficou cinza?
Quanto mais você lava roupa, maior é a probabilidade de suas roupas brancas ficarem cinzentas. Estas dicas permitirão que você recupere a brancura da sua roupa.
Bicarbonato
O bicarbonato de sódio é um produto com muitas virtudes. Quanto aos cuidados com a roupa, branqueia eficazmente a roupa que ficou cinzenta após uma lavagem inadequada. Ao colocar 500 gramas deste produto no compartimento do amaciante da sua máquina de lavar, suas roupas brancas sairão como novas.
Cristais de refrigerante
Assim como o bicarbonato de sódio, os cristais de refrigerante ajudam a branquear as roupas que ficaram cinzentas. Em uma bacia, despeje 2 litros de água quente e adicione o equivalente a uma xícara de chá de cristais de refrigerante. Em seguida, molhe a roupa nesta mistura e deixe descansar por uma hora. Após o enxágue, você notará que suas roupas estão tão brancas quanto antes.
Aspirina
A aspirina é provavelmente o produto mais inesperado da lista. Conhecido por suas propriedades analgésicas, esse medicamento também é considerado eficaz no branqueamento de roupas. Para obter um bom resultado, basta colocar dois comprimidos de aspirina no tambor da máquina de lavar antes de iniciar um ciclo de lavagem normal. Se suas roupas ainda estiverem um pouco grisalhas, o mesmo procedimento pode ser feito uma segunda vez.
Agora você sabe por que é provável que sua roupa fique cinza. Se isso acontecer com você após uma ou mais lavagens, você pode optar por estas soluções simples e eficazes.
Como evitar erros que fazem com que a sua roupa desbote?
A roupa manchada ou friccionada pode ser o resultado de alguns erros cometidos durante a lavagem na máquina de lavar. Aqui estão alguns:
Esquecendo de separar a roupa

Por falta de tempo, às vezes você não separa a roupa e mistura cores diferentes na máquina. Apesar de usar lenços de transferência repelentes de cor, suas roupas brancas saem da máquina com uma cor acinzentada. Isto porque a eficácia destes toalhetes foi comprovada em tecidos sintéticos e não em tecidos de algodão, que é o principal material da sua roupa branca. Então não se surpreenda se a cor escura do seu jeans se espalhar por toda a sua roupa branca!
Não lave roupas com sal grosso primeiro
Poucas pessoas sabem disso, mas o sal grosso pode ajudar a definir as cores das roupas. Se você negligenciar esta etapa importante, poderá ocorrer transferência de cor durante a lavagem. Simplesmente mergulhe sua roupa branca em uma bacia cheia de água morna com sal. Deixe descansar por uma tarde, mexendo de vez em quando. Em seguida, enxágue a roupa e lave-a normalmente.
Ajuste incorreto da temperatura de lavagem da roupa
Dependendo do material de cada peça de roupa (algodão, seda ou linho), é necessário prestar especial atenção à escolha da temperatura na hora de escolher o programa de lavagem. Na verdade, uma temperatura muito alta pode fazer com que algumas roupas esfreguem e afetem outras. Para evitar alterar o brilho de suas roupas brancas ao misturá-las com outras cores, é recomendado utilizar temperatura abaixo de 30°C. Ao adotar este método, você não precisará mais se preocupar com uma possível transferência de cores.