O linho branco e principalmente a roupa íntima tendem a desbotar. E por uma boa razão, vários factores influenciam a qualidade e durabilidade da fibra têxtil. Felizmente, existem truques imparáveis para restaurar a sua brancura. Aqui estão três para adotar imediatamente, junto com outras dicas para a manutenção correta da lavanderia.
Se esses truques da vovó são formidáveis, eles também têm uma vantagem significativa. Na verdade, não requerem o uso de alvejante, que às vezes é complexo de manusear em linho branco. Graças aos ingredientes do dia a dia, você poderá manter suas roupas e roupas íntimas favoritas sem correr o risco de vê-las amarelarem. Descubra os melhores métodos para recuperar a brancura naturalmente.
Por que as roupas ficam amarelas?
A pigmentação da fibra têxtil tende a mudar com o tempo e a lavagem. Boxers masculinos, cuecas de algodão, boxers, tangas, soutiens, soutiens desportivos… a lingerie feminina ou masculina não é poupada ao desgaste e pode ver a sua qualidade deteriorar-se. Em questão está o desgaste diário e frequente, mas também a exposição recorrente ao sol. Neste sentido, pode ser sensato adotar melhores métodos de lavagem se quiser preservar a brancura inicial da sua roupa interior e evitar que fique amarelada ou cinzenta.
3 dicas para reavivar a brancura da sua roupa íntima
Independentemente da marca de lingerie que você escolher na hora das compras, os cuidados adequados são essenciais para garantir que as fibras do tecido mantenham o branco brilhante. Na verdade, mesmo quando a qualidade existe, o branco continua sendo uma cor delicada. Assim como calças, camisas e outras peças de roupa do mesmo tom, a manutenção pode ser difícil, sem falar que acidentes com alvejante às vezes podem descolorir a roupa de cama. Felizmente, existem ingredientes à mão para valorizar a sua lingerie e qualquer peça pronta que precise de ver o seu brilho reavivado.
1. Limão e água oxigenada
Conhecido por suas propriedades clareadoras, o peróxido de hidrogênio (ou água oxigenada) atua com limão para remover manchas difíceis. Para isso você precisará de uma xícara de água oxigenada, o suco de um limão e duas xícaras de água.
Como proceder ?
Despeje os ingredientes em um recipiente ou bacia e misture até obter uma mistura homogênea. Em seguida, mergulhe suas roupas neste líquido por cerca de vinte minutos e depois enxágue antes de lavar normalmente. Você também pode colocar essa mistura diretamente na gaveta de detergente da máquina de lavar.
2. Limão e sal
Graças ao seu teor de ácido cítrico, o limão combinado com sal é o cítrico ideal para combater o embotamento da roupa interior e também é adequado para fatos de banho. Para cuidar da sua roupa e aproveitar as propriedades clareadoras dessa dupla, você vai precisar do suco de 2 limões, ½ xícara de sal e 5 xícaras de água fria.
Como proceder ?
Numa panela aqueça um pouco de água e, quando ferver, acrescente o suco de limão e o sal. Mexa por alguns segundos, retire do fogo e despeje a mistura em uma bacia. Mergulhe a roupa íntima nesta mistura por 1 hora, depois enxágue com água limpa e lave normalmente. Tenha cuidado, porém, para que esta medida não seja adequada para materiais frágeis e delicados.
Para devolver toda a glória à sua calcinha, você precisará de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de água. Além dos diversos usos domésticos, esse pó é ideal para reavivar a brancura da roupa.
Como proceder ?
Comece misturando 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de água e espalhe essa pasta nos aparelhos . Após deixar agir por 1 hora, enxágue a roupa íntima e lave. Se estiver lidando com manchas particularmente difíceis de remover, você pode polvilhar bicarbonato de sódio em uma escova de dentes e esfregar suavemente para remover resíduos teimosos.
Como lavar linho fino e materiais frágeis?
Se os conselhos acima o desanimam, saiba que há cuidados a serem tomados quando se trata de lavar roupas delicadas. Na verdade, além dos materiais de algodão, algumas peças de roupa íntima devem ser lavadas à mão para não estragá-las na máquina de lavar. A lingerie sexy e glamorosa, em particular, deve ser mantida com cuidado, pois a fricção do tambor do aparelho pode desgastá-la . Além disso, peças como espartilhos, corpetes, meias ou boinas devem ser lavadas exclusivamente à mão.
Para restaurar a sua brancura é necessário prestar atenção ao tecido para não danificá-lo. Aqui estão as melhores dicas para lavar roupas íntimas com base em sua composição:
1. Para roupas íntimas de cetim:
O cetim é um material que pode ser lavado com bastante facilidade. Por outro lado, é preciso ter cuidado ao secar ou passar. O ideal é mergulhar a roupa íntima em um recipiente com água, açúcar e vinagre para dar brilho . Mas para que mantenham o brilho do cetim é imprescindível passá-los em temperatura baixa no avesso do tecido, certificando-se de que este esteja úmido.
2. Para roupas íntimas de renda:
Se sua roupa íntima for rendada, mergulhe-a em uma bacia com água morna, sabão neutro e adicione uma colher de chá de terebintina . Esta oleorresina permitirá que recuperem a sua nova aparência. Se você achar que a renda perdeu o brilho e a cor ficou opaca, você pode lavá-la com jeans na máquina de lavar para dar um tom azulado!
3. Para lingerie de seda:
Embora seja muito delicada, a seda não precisa ser lavada a seco. No entanto, a lavagem na máquina não é recomendada. É portanto preferível optar pela lavagem à mão, certificando-se de que a temperatura da água não ultrapassa os 28 graus. Os detergentes habituais também podem ser substituídos por um xampu suave para bebês, pois protege o tecido. Em seguida, enxágue com água fria e possivelmente algumas gotas de vinagre branco para restaurar a intensidade da cor. A frequência de lavagem também deve ser espaçada para evitar desgaste prematuro. Finalmente, tome cuidado para não torcer o linho de seda enquanto gira. Para obter melhores resultados, enrole em uma toalha limpa e seca para remover o excesso de água e coloque-a longe da luz solar direta e da luz para secar naturalmente. Você também pode pendurá-lo em um cabide.
Como fazer sua lingerie durar mais?
Quanto mais lavamos nossas roupas íntimas, mais elas podem ver sua cor e qualidade se deteriorarem. No entanto, não é impossível preservar os nossos conjuntos favoritos, desde que apliquemos os conselhos certos e os troquemos todos os dias. Portanto, se quiser evitar que percam a cor, é aconselhável mergulhá-los durante 10 minutos em vinagre branco imediatamente após a primeira lavagem e depois proceder ao enxaguamento habitual. É claro que o alvejante e o cloro devem ser evitados devido à sua ação corrosiva que pode amarelar ou desgastar a roupa íntima.