Cuidar da sua casa costuma ser uma tarefa trabalhosa. Embora considerada uma tarefa árdua, a limpeza ainda é essencial para manter um local agradável para morar. Além de trazer frescor ao lar, também ajuda a colocar os pensamentos em ordem após um dia difícil. Se isso for desperdiçar muita energia e tempo, essas 3 etapas provavelmente tornarão tudo mais fácil para você!
Livrar-se da sujeira da casa é um hábito tedioso e exaustivo. O processo pode, portanto, demorar mais, principalmente quando é iniciado sem levar em consideração algumas regras essenciais de limpeza.
Quais são as regras a adotar para uma limpeza bem-sucedida?
Para limpar , tendemos a criar nossos próprios hábitos. Em seguida, usamos um produto específico ou uma técnica específica e iniciamos com a tarefa que parece mais fácil de realizar. A louça vai antes da lavagem ou vice-versa. Esses hábitos, que nos pareciam a base de uma boa limpeza, transformam-se em erros que desperdiçam tempo e energia. Veja o que evitar fazer durante a limpeza.
Não seguir as etapas de limpeza
Este é provavelmente o erro mais comum na hora de limpar a casa. Assim como é impensável passar a vassoura depois do esfregão, limpar de “baixo para cima” corre o risco de estragar a casa. Em vez disso, comece em superfícies altas, ou seja: janelas e móveis, e depois limpe o chão. Portanto, é recomendável começar tirando o pó das superfícies, depois esfregar ou aspirar o chão e depois continuar a guardá-lo. Sabonete preto rico em azeite faz brilhar todos os tipos de pisos. Dilua 2 colheres de sopa deste produto em 5 litros de água morna antes de limpar.
Use os mesmos produtos e utensílios de limpeza

Como a natureza das superfícies da nossa casa é diferente , o melhor é dedicar um pano a cada canto que vai limpar. Janelas, armários de cozinha, banheiros ou móveis de quartos não serão espanados ou limpos da mesma forma ou com a mesma intensidade. Da mesma forma, cada ferramenta de trabalho é dedicada a uma superfície específica. Isto reduziria o risco de transportar sujeira de uma superfície ou peça para outra. Além disso, cada produto corresponde a um espaço ou superfície. Um spray para janelas não pode ser usado em um piso de madeira, pois pode danificá-lo. Alguns produtos naturais podem substituir os produtos de limpeza convencionais, como o vinagre branco, um limpador multiuso que remove o calcário, e o bicarbonato de sódio, um removedor de manchas de tecido eficaz.
Não esvazie o aspirador durante a limpeza
Para remover o pó de forma eficaz, o aspirador é um excelente aliado. Esta ferramenta economiza tempo e facilita muito a limpeza. Para obter um bom resultado nas suas superfícies, tome cuidado para não deixar o saco ou recipiente do aspirador por muito tempo sem esvaziá-lo do pó e detritos que o sobrecarregam. Um aspirador entupido muitas vezes tende a afastar a sujeira acumulada, o que produzirá o resultado oposto ao desejado. Lembre-se de fazer isso após cada uso com um pano úmido para limpá-lo completamente. Ao fazer a manutenção regular dos seus aparelhos, você prolonga sua vida útil.
Uso excessivo de desinfetantes na limpeza
Para purificar o ambiente, tendemos a querer desinfetar os nossos espaços sem adaptar os produtos de limpeza ou a forma de proceder. Também temos o hábito chato de querer desinfetar demais. No entanto, embora esta tarefa seja importante, ela também precisa estar limpa. Estas duas ações são complementares. Por exemplo, a água sanitária não limpa, mas desinfeta. Portanto, é essencial esfregar ou lavar cuidadosamente algumas superfícies para remover a sujidade incrustada. A desinfecção eliminará todas as bactérias. Prefira alguns óleos essenciais como o óleo de limão que possui propriedades antissépticas, antivirais e antifúngicas. Também oferece um cheiro agradável e atua rapidamente nas superfícies a serem limpas.
Atenção :
Usar alvejante pode causar irritação na pele ou nos olhos. É aconselhável manter este produto potencialmente tóxico fora do alcance das crianças, mas também dos seus animais de estimação.
Limpar sua casa pode parecer difícil. Porém, evitando esses pequenos erros e adotando os métodos corretos, você evitará comprometer o resultado e manterá um local saudável e agradável para morar.