Os hormônios regulam o equilíbrio do organismo em muitos aspectos. Um desequilíbrio hormonal pode afetar nossa saúde física e mental. Acne, cólicas, insônia, mau humor, inchaço e cansaço são apenas alguns dos distúrbios que podem ocorrer com um desequilíbrio hormonal .
As causas mais comuns estão, sem dúvida, ligadas ao estresse, à má alimentação ou ao abuso de atividade física. Abaixo listamos 3 truques naturais simples para começar a reequilibrar os hormônios.
Não exagere com frutas secas e sementes . Embora sejam deliciosos e ofereçam muitos benefícios à saúde, o abuso de frutas secas pode causar um desequilíbrio hormonal. Freqüentemente processadas em óleos prejudiciais à saúde e prejudiciais ao metabolismo, as nozes comerciais podem causar inflamação.
Nozes e sementes contêm fitoestrógenos que, imitando o papel do estrogênio no corpo, afetam negativamente o delicado equilíbrio hormonal, especialmente entre as mulheres.
Nozes e sementes que podem ser consumidas, mas com moderação: avelãs, castanha de caju, sementes de chia e sementes de cânhamo.
Soja . Se você sofre de sintomas como: ganho de peso, alterações de humor, dores de cabeça, metabolismo lento, baixa libido, sensibilidade mamária ou hipotireoidismo, você precisa eliminar a soja da sua dieta.
A soja pode afetar os hormônios, pois contém fitoestrógenos. Além disso, contém grandes quantidades de ácido fítico, que bloqueia a absorção de minerais como cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco.
Suplemento de magnésio . Muitas pessoas sofrem de deficiência de magnésio sem sequer saberem disso. A deficiência deste mineral pode causar um desequilíbrio nos níveis de cálcio.
O magnésio está ligado à prisão de ventre, insônia, estresse, ansiedade, depressão, algumas doenças intestinais, pressão arterial, metabolismo e sistema imunológico.
Proporções corretas de magnésio são necessárias para que o corpo utilize adequadamente o cálcio nas células. Mesmo uma pequena deficiência pode levar a um desequilíbrio de cálcio e causar problemas como calcificação e morte celular.