O cérebro , como o resto do corpo, envelhece e está exposto a doenças como Alzheimer e demência senil. A perda de memória e capacidade de concentração são os primeiros sintomas, que podem assim ser prevenidos.
Tomates . Os carotenóides, pigmentos que conferem a este vegetal a clássica cor vermelha, ajudam a bloquear a formação de placas no interior das artérias do cérebro. Adicionar uma porção de vegetais ricos em carotenóides à nossa dieta diária ajuda-nos a reduzir o risco de demência em 20%.
Salsa . Os neurônios são ricos em mitocôndrias, que atuam como fornos celulares que convertem o açúcar no sangue em energia necessária ao funcionamento adequado do cérebro. Um nutriente contido na salsa promove a ação das mitocôndrias, prevenindo o envelhecimento cerebral.
Vitaminas D e B. Vários estudos sugerem que uma dose diária de 3.000 UI de vitamina D3 e 1.000 mcg de vitamina B12 pode ajudar a reduzir o risco de demência em 50%. Esses nutrientes trabalham juntos para reparar células cerebrais danificadas, melhorando a memória.
Lembre-se de consultar seu médico antes de começar a tomar qualquer suplemento.