Utilizado há milênios para definir a base das unidades de comprimento, o corpo humano serviu durante muito tempo como referência quando instrumentos como o medidor ainda não estavam disponíveis. Ainda hoje, às vezes, nos encontramos em situações em que esta ferramenta não está disponível. Felizmente, existem algumas dicas para ajudá-lo a usar técnicas simples e eficazes.
O sistema D tem mais de uma utilidade quando nos encontramos com falta de instrumentos de medição. É verdade que essas dicas não fornecem precisão exata, mas são ideais ao tentar obter medidas aproximadas quando você não tem uma régua ou fita métrica à mão!
Como medir objetos sem usar fita métrica?
Às vezes acontece que você precisa medir um objeto sem ter uma fita métrica disponível. Para conseguir isso, não é necessário recorrer a operações matemáticas complicadas. Você só precisa conhecer os truques certos para facilitar o trabalho. Aqui estão 4 para adotar agora:
Dica número 1 – Meça manualmente:
Meça com a mão – Fonte: 5 Minutecrafts
Para este primeiro truque, você só precisa saber as equivalências da distância entre os dedos. Deve-se, portanto, observar que:
- 2,5 cm equivale ao comprimento da primeira articulação do dedo indicador
- 5 cm é aproximadamente o comprimento do seu polegar
- 10 cm corresponde à largura medida nos nós dos dedos da mão, excluindo o polegar
- 15 cm é a distância entre a ponta do polegar e a ponta do dedo indicador com a mão afastada
- 23 cm corresponde à distância entre a ponta do polegar e a do dedo mínimo quando a mão tem a forma de punho mas estes dois dedos estão afastados nas extremidades
- 46 cm equivale à distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio
Para os amantes da quiromancia, saiba que o comprimento do dedo mindinho pode até revelar coisas sobre a sua personalidade !
Dica número 2 – Meça com cartão
Meça com um cartão – Fonte: 5 Minutecrafts
É possível ter uma ideia do comprimento de certos objetos baseando-se nas dimensões das notas de prata. Portanto, pode ser útil saber que:
- Uma nota de 20 euros mede 13,3 x 7,2 cm
- Uma nota de 10 euros equivale a 12,7 x 6,7 cm
- Uma nota de 5 euros equivale a 12 x 6,2 cm
Se você está em um país que utiliza o dólar, saiba que essas notas medem 15,6 x 6,6 cm.
Dica número 3 – Meça com papel A4
Meça com papel A4 – Fonte: 5 Minutecrafts
Com exceção do Canadá e dos Estados Unidos, as dimensões de uma folha A4 são universais e cumprem a norma internacional ISO 216. Isto significa que esta folha retangular tem 21 cm de largura e 29,7 cm de comprimento. Dados úteis quando você não tem uma régua ou fita métrica em mãos, especialmente se você é um entusiasta do faça você mesmo !
Dica número 4 – Meça com cartão de crédito
Medição com cartão de crédito – Fonte: 5 Minutecrafts
Se você não tiver ingressos em mãos, provavelmente tem um cartão de crédito na bolsa ou carteira. Saiba que este último também pode ajudá-lo na hora de medir um objeto. Para isso, basta lembrar que as dimensões padrão de um cartão de crédito são 8,6 x 5,4 cm.
Se você gosta dos métodos do sistema D, também pode se interessar por essas dicas práticas que facilitam o seu dia a dia !