4 passos para limpar panos no micro-ondas e nunca mais colocá-los na máquina de lavar

Os trapos usados ​​para limpar a casa pegam tudo em seu caminho: sujeira, manchas e até bactérias! Lavar panos de prato para limpá-los não é, portanto, suficiente, pois eles também precisam ser desinfetados. Não espere o dia da lavanderia para fazer isso, use o micro-ondas! Descubra como limpar e desinfetar um pano ou pano de prato no micro-ondas.

Para garantir que removemos todas as bactérias dos nossos panos depois de os utilizar para limpeza, estes devem ser desinfetados após cada utilização. Você não precisa de máquina de lavar para isso, basta dar uma passada no micro-ondas.

Para fazer isso, siga estas 4 etapas

Passo 1

Primeiro, umedeça o pano e limpe-o com sabão de Marselha ou sabão de Aleppo para remover manchas. Certifique-se de ter espuma suficiente para soltar toda a sujeira. Se as manchas persistentes forem   difíceis de remover, use vinagre branco   ou suco de limão.

Vinagre branco:   Misture partes iguais de água com vinagre branco e borrife nas manchas mais difíceis. Deixe agir por alguns minutos e esfregue com um pincel.

Limão:   Borrife suco de limão nas manchas e esfregue.

Também é recomendado aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio e suco de limão com um pouco de detergente diretamente nas manchas.

Observe que você não precisa enxaguar o pano após esta etapa.

2º passo

Coloque o pano em um saco plástico sem fechá-lo e, segundo   o USDA  , Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, colocar esponjas úmidas no micro-ondas por um minuto pode matar até 99% das bactérias, fungos e mofo.

etapa 3

Use uma pinça de cozinha para retirar o saco do micro-ondas sem se queimar. Aguarde alguns minutos antes de retirar o pano da bolsa. Em seguida, coloque o pano em uma bacia com água fria e enxágue para retirar vestígios de sabão. Se notar que ainda há manchas, coloque-o novamente no micro-ondas.

Lembre-se de que você nunca deve tentar remover uma mancha com água quente, pois a água quente pode incorporar a mancha e grudar nas fibras do tecido. Por isso, use sempre água fria para limpar seus panos.

Passo 4

Depois de limpar e desinfetar o pano, você pode pendurá-lo para secar.

Os trapos limpam… mas também contaminam!

Quando um pano, pano de prato ou esponja está úmido e fedorento, é um sinal claro de que bactérias e germes estão crescendo. Além disso, esses utensílios domésticos são locais ideais para a multiplicação de patógenos, pois contêm tudo o que as bactérias adoram: calor, umidade e também alimentos. Todos os tipos de bactérias são, portanto, encontrados aqui, como a salmonela ou a E.coli (Escherichia coli), e todas podem causar infecções intestinais e/ou cutâneas leves a graves.

Para comprovar isso, foi realizado   um estudo   por investigadores da Universidade das Maurícias com 100 panos de cozinha multiusos, após um mês de utilização e sem os lavar. O estudo descobriu que os panos utilizados para diversos fins (secagem de utensílios, superfícies e secagem das mãos) continham um número significativo de bactérias. O estudo também descobriu que os panos de cozinha podem contribuir para o crescimento de potenciais patógenos responsáveis ​​pela intoxicação alimentar.

Posto isto, para evitar o desenvolvimento de bactérias, é necessário evitar o uso polivalente das toalhas, não as deixar húmidas e sobretudo desinfectá-las após a utilização.

Desta forma poderá manter as suas roupas limpas e livres de bactérias, pois uma boa higiene doméstica também passa por métodos de limpeza eficazes.