Além de decorar espaços interiores, as plantas também podem purificar o ar circundante. Algumas plantas domésticas também são eficazes na remoção do excesso de umidade e, assim, na prevenção de mofo. Dito isto, conheça 4 plantas com capacidade de reduzir o risco de mofo em casa.
Cultivadas dentro de casa, as plantas domésticas podem livrar você de vários problemas, como mofo. Para isso, basta escolher plantas que tenham a particularidade de absorver humidade, de forma a evitar a proliferação destes fungos microscópicos.
Quais são as 4 plantas de interior eficazes para prevenir o mofo em casa?
Para proteger seu interior contra mofo, você pode cultivar as seguintes plantas domésticas, que são conhecidas por sua capacidade de absorver umidade estagnada.
A planta aranha para eliminar a umidade
Nativa da África do Sul, a planta aranha, também chamada de cyclorophytum, é uma planta herbácea perene com folhagem perene. Caracteriza-se pela folhagem flexível, em forma de longas fitas que caem nas laterais. Esta planta é resistente e fácil de cuidar. Na verdade, pode resistir à seca e à pouca luz. Cultivado dentro de casa, o Chlorophytum possui diversas virtudes. Purifica o ar ambiente e elimina monóxido de carbono, tolueno, mas também formaldeído e benzeno. Além de remover esses poluentes, a planta aranha também é capaz de absorver uma boa quantidade de umidade do ar. É isso que evita o aparecimento de mofo.
O lírio da paz, planta de casa contra mofo
O lírio da paz, ou spathiphyllum, é uma planta perene de fácil cuidado. Esta planta resistente pode tolerar a falta de rega e crescer mesmo em áreas mal iluminadas. O lírio da paz é a planta perfeita para quem não tem jeito verde. Requer rega leve, mas regular. Graças à sua folhagem, o lírio da paz absorve a umidade que circula no ar, ajudando assim a prevenir o desenvolvimento de mofo e bolor na casa.
Samambaia de Boston, planta verde para evitar problemas de umidade
Samambaia de Boston ou nephrolepis é uma planta de casa verde com folhagem decorativa. Esta planta resistente é apreciada pela sua ação despoluente. Na verdade, permite absorver compostos orgânicos voláteis como o xileno e o formaldeído liberados por tintas, colas ou móveis. Além disso, a samambaia de Boston é uma planta tropical muito eficaz na absorção de umidade. Além disso, ela gosta de ser colocada em locais úmidos que lembrem seu ambiente tropical, como o banheiro. Ao regular a higrometria da casa, a samambaia de Boston irá livrá-lo do mofo, que se desenvolve em locais úmidos.
Tillandsia, uma planta com flores para reduzir a umidade
Nativa das Américas, Tillandsia é uma planta perene de rápido crescimento. Também chamada de filha do ar, esta planta de casa é resistente e fácil de cultivar. Dependendo da espécie escolhida, a Tillandsia pode ser usada pendurada, de cabeça para baixo ou colocada em um vaso. Esta planta tem a particularidade de se alimentar da humidade ambiental. Suas folhas ajudam a captar a água do ar, reduzindo o nível de umidade da sua casa para evitar a formação de mofo. Para que sua planta dure muito tempo, mantenha-a em local bem iluminado, evitando a luz solar direta.
Se o ar interior estiver muito úmido, não hesite em adotar estas plantas que absorvem a umidade ambiente