4 usos inteligentes do bicarbonato de sódio no jardim

Conhecido por seu uso na manutenção doméstica, o bicarbonato de sódio é muito popular para limpar, higienizar, desengordurar e até desodorizar todas as superfícies domésticas. Mas seus usos não param por aí. Este produto multifuncional também é útil para jardinagem. Descubra como usar o bicarbonato de sódio em seu jardim ornamental, pomar ou até mesmo horta.

O bicarbonato de sódio nunca deixará de nos surpreender. Este produto biodegradável e económico é útil para limpar a casa, eliminar maus odores e cuidar da roupa, mas também para jardinagem.

Bicarbonato de sódio para jardinagem

Como e quando o bicarbonato é usado na horta?

  • Para afastar parasitas

vermes de repolho

O bicarbonato de sódio pode repelir algumas pragas de plantas, como pulgões, lagartas, vermes, minhocas e formigas.  Para isso, espalhe no chão por uma peneira. No entanto, evite tocar flores e plantas com bicarbonato de sódio.

Outra opção é encher um regador com 500 ml de água e adicionar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 4 colheres de sopa de azeite. Em seguida, regue o solo na base das suas plantas com esta solução.

vermes de repolho

doença criptogâmica

Uma doença criptogâmica, também chamada de doença fúngica, é uma infecção de planta causada por um fungo. Na verdade, 90% das doenças que afetam as plantas de jardim são doenças criptogâmicas.

O bicarbonato de sódio pode proteger suas plantas de algumas dessas doenças, como oídio, ferrugem ou oídio. Na verdade,     este produto é alcalino, ou seja, possui pH superior a 7, portanto adicionado a um ambiente ácido neutraliza-o, evitando assim o desenvolvimento desses patógenos.  Isso é conhecido como aumento do pH do solo ácido.

Tomemos como exemplo o míldio: o fungo responsável por esta doença se desenvolve em superfícies ácidas, como a superfície das folhas do tomate ou suas partes aéreas. Ao neutralizar esse ácido, o bicarbonato evita o desenvolvimento do míldio no tomateiro.

Observe que o bicarbonato de sódio serve como preventivo,     mas por si só não é suficiente se suas plantas estiverem expostas a umidade que estimula o crescimento de fungos.

Opção 1

Em um borrifador, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de sabão preto ou de Castela com um galão de água. Pulverize esta solução em toda a planta assim que plantá-la.  Repita a operação uma vez por semana durante dois meses e sempre que chover. Além disso, a chuva e a alta umidade em geral estimulam o crescimento de fungos nas plantas.

opção 2

Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de detergente em um litro de água até ficar homogêneo. Despeje a mistura em um borrifador e borrife nas plantas.

Observe que     o bicarbonato de sódio pode danificar as flores    . Portanto, se você tiver plantas com flores, pulverize apenas as partes abaixo das flores.

  • desodorizar o composto

Composto

O composto fertiliza o solo e fornece os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. É, portanto, composto por resíduos vegetais e orgânicos     que por vezes podem produzir odores desagradáveis. Para neutralizar os maus odores do composto, basta polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio na pilha.

  • Para se livrar das ervas daninhas

destruir a grama

O bicarbonato de sódio é um herbicida natural. Para remover ervas daninhas de seu jardim ou canteiro, simplesmente polvilhe bicarbonato de sódio nas áreas onde você não deseja que cresçam plantas indesejadas. Repita este truque apenas uma ou duas vezes por ano    . Observe que esse truque só é eficaz para calçadas de paralelepípedos, pátios ou cascalho e bases de paredes. Evite borrifar em gramados e canteiros de flores.

Observe que o bicarbonato de sódio quando usado em excesso no solo, ou seja, acima da concentração de 1%,     pode se tornar fitotóxico e levar a deficiências de minerais como cálcio e magnésio. . Dica:     Para evitar o aparecimento de ervas daninhas, você pode aplicar uma cobertura morta. Esta é uma camada de palha que mantém o solo úmido e retarda o crescimento de ervas daninhas.

Além do bicarbonato, existem outros herbicidas naturais, como esterco de urtiga, vinagre de vinho branco ou     água de cozimento de macarrão com amido, que destroem as ervas daninhas de maneira muito eficaz.

A partir de agora você não usará mais o bicarbonato de sódio para fins cosméticos ou domésticos, mas também para cuidar do seu jardim e proteger suas plantas de tudo que possa prejudicar o seu bom crescimento.