5 alimentos alcalinos que não podem faltar na sua dieta

Nosso corpo precisa manter um pH acima de 7,0. Quando isso acontece, os sistemas imunológico e enzimático funcionam melhor e são mais eficazes.

Nossos processos metabólicos produzem muito ácido, o que pode afetar negativamente o equilíbrio ácido-base. Isto causa acidose, que por sua vez torna o corpo mais vulnerável ao risco de inúmeras doenças.

É por isso que é importante melhorar nossa dieta adicionando alimentos alcalinos à dieta que podem ajudar a regular o equilíbrio do pH. Abaixo listamos 5 alimentos alcalinos para adicionar na sua dieta .

Espinafre . São muito ricos em clorofila, o que ajuda a aumentar a alcalinidade do sangue. Também contém nutrientes como vitaminas A e K, magnésio, ácido fólico, manganês e ferro.

Couve . É antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol e é muito alcalino. Por ser um vegetal de folhas verdes, o repolho também contém muita clorofila.

Pepinos . São muito diuréticos e hidratantes, sendo compostos por 95% de água. Possuem bom índice de alcalinidade, além de conter nutrientes como vitaminas C e K e minerais como cálcio, fósforo, potássio e manganês.

Brócolis . Vegetal alcalino por excelência, é uma rica fonte de nutrientes e benefícios para a saúde. Útil na prevenção do câncer, possui propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.

Melancia . A melancia é outro bom alimento alcalinizante. É também uma rica fonte de fibras e antioxidantes como beta-caroteno, licopeno e vitamina C. A melancia tem um teor de água superior a 90% do seu peso, característica que torna esta fruta muito hidratante e diurética.