O bicarbonato de sódio é o novo produto doméstico em alta. Económico e ecológico, é extremamente eficaz na limpeza da casa. Graças às suas propriedades desodorizantes, desengordurantes e removedoras de manchas, pode substituir muitos detergentes químicos. Mas tenha cuidado, pois não é isento de perigos e não deve ser usado em todas as superfícies. Vamos descobrir quais.
Nos últimos anos, o bicarbonato está em toda parte. Pó para fazer tudo , suas qualidades estão bem consolidadas. Mas não esqueçamos que também é um abrasivo e pode causar danos se usado incorretamente. Aqui estão algumas dicas valiosas para uso.

5 coisas que você não deve limpar com bicarbonato de sódio
Na cozinha, no banheiro, no jardim, na lavanderia, não dá para ficar sem ele. O bicarbonato de sódio é nosso aliado de limpeza, assim como o vinagre branco e o limão. Permite limpar, desengordurar e desodorizar tudo de forma natural. Mas atenção, qual é a sua força, também pode ter consequências… Aliás, o seu lado abrasivo, que vai permitir limpar, branquear, também pode causar danos em algumas superfícies, vamos ver quais:
1- Mármore e quartzo : se você possui pisos ou bancadas feitos com esses materiais naturais, evite limpá-los com bicarbonato de sódio, pois corre o risco de danificá-los e manchá-los. O lado abrasivo desta poeira ataca os minerais e danifica-os. Prefira um produto específico adequado para esta superfície.
2- Vidro : material frágil, pode riscar e perder brilho e brilho.
3- Talheres antigos : se muitas vezes é recomendado polir prata com bicarbonato de sódio, é preciso ter cuidado ao manusear objetos antigos. Seu lado abrasivo pode atacar a pátina e manchá-la. É melhor procurar aconselhamento profissional antes de danificar peças bonitas.
4- Placas vitrocerâmicas : o bicarbonato de sódio não é de todo adequado para a manutenção de superfícies vitrocerâmicas. Nubla, ataca e causa um véu branco muito difícil de remover.
5- Esmalte dentário : graças às suas qualidades, o bicarbonato de sódio pode ajudar a limpar a boca e a descalcificar os dentes. No entanto, não deve ser abusado e feito ocasionalmente e nunca diariamente, sob o risco de danificar o esmalte dos dentes. O lado abrasivo do pó pode atacar e corroer o esmalte e as gengivas, e qualquer deterioração é irreversível.
Diferencie claramente entre os 3 bicarbonatos de sódio
Produto natural, uma mistura de calcário e sal, o bicarbonato é chamado de “refrigerante” por abuso de linguagem quando na verdade é bicarbonato de “sódio”. Na verdade, não tem nada a ver com a soda cáustica, que é um produto corrosivo e perigoso.
No entanto, existem três tipos de bicarbonato , que não se destinam aos mesmos usos. É importante diferenciá-los claramente para uma utilização correta.
1- Bicarbonato farmacêutico ou oficial : é o mais puro e destina-se ao cuidado da pele e ao tratamento de distúrbios digestivos, como dores de estômago. É feito para ser ingerido e não apresenta riscos à saúde. Porém, não abuse e não ultrapasse 10 g por dia . Procure sempre o conselho do seu médico.
2- Bicarbonato alimentar : geralmente é encontrado na seção de sal do supermercado, você pode colocar em seus pastéis para substituir o fermento ou em seus preparos para arejá-los. Também pode remover a acidez de alguns ingredientes como tomates ou amaciar a carne.
3- Bicarbonato técnico : menos puro, é mais barato e destina-se a trabalhos domésticos, bricolage ou jardinagem. Acima de tudo, não ingira nem aplique na pele ou no cabelo.
Portanto, mesmo que o bicarbonato de sódio seja natural e não represente nenhum perigo real, ele ainda precisa ser usado de forma consciente para evitar alguns transtornos e efeitos colaterais indesejados