Se você costuma sentir pouca energia, adicionar esses alimentos à sua dieta pode fazer a diferença. São superalimentos que, além de muito nutritivos, oferecem uma longa série de benefícios à nossa saúde.
Pimentas vermelhas . São muito ricos em vitamina C, nutriente que cura e fortalece as glândulas supra-renais, permitindo a produção constante de adrenalina, hormônio que também dá energia. Sugere-se comer 90 gramas de pimentão vermelho para se sentir mais enérgico.
Cebolas . Cozidos ou crus, são ricos em compostos como enxofre e kaempferol , que ativam enzimas desintoxicantes do fígado, eliminando toxinas e resíduos que podem causar cansaço.
Cogumelos . Uma dose diária de 75 gramas de cogumelos pode reduzir o cansaço em 42%, segundo um estudo canadense. Esse benefício se deve aos beta-glucanos, compostos que estimulam os tecidos a liberar glicose quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos.
Batata doce . Eles são ricos em beta-caroteno, um nutriente que é absorvido pelas mitocôndrias celulares para aumentar a produção de trifosfato de adenosina, uma enzima que fornece energia.
Bagas . Podem aumentar a energia física e mental em 45%, graças ao rico teor de antocianinas, também responsáveis pela cor clássica dessas frutas. Esses compostos fornecem energia aos neurônios.
Arroz integral . 90 gramas por dia são suficientes para ter 45% mais energia, segundo um estudo californiano. O arroz integral é rico em manganês, selênio e fósforo, nutrientes que aumentam mais ondas alfa no cérebro.