No artigo de hoje falaremos sobre A Magia da Ordem, o livro escrito por Marie Kondo , uma mulher que soube trazer grandes ideias e propostas para a organização da vida e da ordem das pessoas e, graças a tudo isso, torná-las mais felizes.
Marie: A escritora, empreendedora e consultora organizacional japonesa propõe que a casa esteja arrumada com certas diretrizes a seguir e que isso não só dará uma aparência mais otimizada à casa das pessoas, mas também às suas vidas . A seguir contaremos quais são essas diretrizes para que você possa colocá-las em prática e ter uma vida mais ordenada e harmoniosa.
6- A primeira coisa é desembrulhar
O que Marie propõe em suas orientações para a ordem da casa e da vida é principalmente descartar tudo o que é inútil, aquilo que não usamos de forma consistente, que não representa algo significativo para nós, que não existe por necessidade, que não existe. contribuir substancialmente para nós.
Ao eliminar do nosso ambiente tudo o que não nos é útil, poderemos ter mais espaços vazios e conforto para viver de forma mais plena e de acordo com o nosso ambiente. O que estará ligado ao nosso interior e nos permitirá ser mais felizes também espiritualmente.
5- Classifique por categorias
Este ponto levantado por Marie Kondo é fundamental e radical para a organização dos lares. Geralmente tendemos a ordenar por espaços completos (por exemplo um dia a sala, outro o quarto, outro o banheiro) e não por categorias (como roupas no guarda-roupa, toalhas no guarda-roupa do banheiro). , produtos de limpeza dentro do armário da cozinha e assim por diante)
Desta forma poderemos atacar a nossa ordem e organização aos poucos, por partes e com a certeza de terminar a referida tarefa assim que a tivermos feito. Também nos permitirá tornar a nossa organização mais pontual, específica e clara para habitar um espaço melhor.
4- Pergunte-se se o objeto gera felicidade
Você já se perguntou se os objetos que você tem ao seu redor em casa te deixam feliz? Este é mais um passo que Marie Kondo propõe para organizar a nossa casa ou a nossa vida.
Coloque-se diante de cada objeto e pergunte-se se ele significa algo para nós, se nos faz bem, se nos permite fazer algo que nos deixa felizes . Desta forma você poderá eliminar aqueles elementos que lhe causam tristeza, descontentamento, tédio, sentimentos ruins e deixar um belo equilíbrio entre o espaço e os objetos da sua casa.
3- Faça seu pedido hoje, não demore
Esta é mais uma das grandes e claras orientações que a autora japonesa propõe no seu livro e trata-se de não adiar a ordem ou organização da casa. Sempre que possível, cuide dessa tarefa naquele momento.
Não procrastinar permitirá que você se sinta menos pressionado, mais ativo, mais motivado e mais relaxado após fazer o pedido. E manter essa ordem fará com que você se sinta bem, viva em um espaço confortável e agradável e tenha uma vida mais feliz.
2- Salve verticalmente
Salvar verticalmente é outro dos pontos que Marie Kondo propõe em seu livro Dan Sha Ri e tenta organizar as coisas verticalmente para poder visualizá-las com mais facilidade e rapidez.
Propõe também uma teoria sobre a limpeza e o equilíbrio na verticalidade e capacidade autónoma que temos quando conseguimos ver, extrair, guardar e manipular objetos com maior facilidade (por exemplo num armário de roupa, numa despensa de alimentos, numa limpeza armário de suprimentos)
1- Organize-se
O momento em que nos dedicamos a ordenar os nossos objetos é um momento especial em que nos conectamos com eles e estamos prontos para decidir que uso lhes dar ou que destino lhes propor.
Para esta tarefa, segundo Marie, é adequado que estejamos sozinhos, que nos doemos tempo, dúvida, reflexão e decisão com paciência e dedicação. Quando existe outra pessoa, talvez sejamos influenciados pelos seus gostos ou crenças pessoais e isso nos impede de tornar a ordem pura e adequada às nossas necessidades pessoais e específicas.