6 truques para deixar suas roupas cheirando melhor no guarda-roupa

É um grande prazer e  muito reconfortante quando temos a oportunidade de nos vestir com roupas limpas e cheirosas. Mas nem sempre se consegue isso com sucesso e por vezes tem a ver com a forma como o lavamos, guardamos e até perfumamos o espaço onde o deixamos.

Justamente por isso e porque gostaríamos que todos desfrutassem deste grande prazer, no artigo de hoje  vamos partilhar os melhores truques para que as roupas do seu guarda-roupa cheirem sempre bem. Você está pronto? Vamos fazê-lo!

1- Limpe o armário

Limpar o armário é o primeiro truque a considerar se você deseja que suas roupas tenham um cheiro delicioso, pois muitas vezes não limpamos com frequência e  os móveis internos podem abrigar umidade ou um odor desagradável.

O ideal para isso é fazer uma limpeza profunda, tirar todas as roupas, aproveitar a lavagem – principalmente aquelas que são de outra estação ou que não usamos há algum tempo –  e limpar os móveis com produtos especiais para madeira ou qualquer que seja o material dos seus móveis e deixe-os arejar antes de guardar as roupas novamente.

2- Lave bem as roupas

Outra medida que influencia muito os aromas que podemos encontrar no nosso guarda-roupa é lavar bem as roupas. Pois bem  , muitas vezes lavamos com um programa de lavagem bastante curto ou ineficiente ou com uma pequena quantidade de sabão.

E isso pode significar que nossas roupas não são bem lavadas e que depois de secas  as colocamos no guarda-roupa sem perceber que elas retêm um odor desagradável e, portanto, contaminam as demais roupas ou o guarda-roupa como um todo. 

3- Mantenha suas roupas secas

Este é um dos casos mais comuns de todos que tende a gerar cheiro de mofo dentro do armário. Às vezes por pressa, tempo, exposição ao sol ou simplesmente porque temos que sair, guardamos as roupas antes que estejam completamente secas.

Isso pode se tornar um cheiro desagradável de umidade e dentro do guarda-roupa com o parto intensificá-lo ainda mais, espalhando assim o cheiro desagradável para o resto das roupas e estragando nosso guarda-roupa. Por isso lembre-se sempre  de dedicar o tempo necessário às peças!

4- Faça um ambientador caseiro

Este truque é um dos mais eficazes desde que aplique também os anteriores e envolva a produção de um aroma caseiro que  encha o seu guarda-roupa e todas as suas roupas com um aroma rico. Isto pode vir de flores secas  (lavanda é altamente recomendada),  de cascas de frutas secas  (frutas cítricas são geralmente as mais eficazes).

Também podem ser especiarias como canela e cravo    ou plantas aromáticas como hortelã, eucalipto e muito mais, que são aromas fortes e concentrados que vão adicionar um aroma delicioso a todo o seu armário e roupas. Basta secar algo que você gosta e colocar dentro de um saco de náilon para que ele espalhe sempre o cheiro e trocá-lo com frequência.

5 – Coloque absorvedores de umidade

Se, mesmo utilizando cada uma destas medidas, o seu roupeiro ainda cheira a humidade, pode ser devido à materialidade, uso ou desgaste do móvel, pelo que  recomendamos outra medida que consiste em colocar no interior do roupeiro objetos que absorvam humidade contínua.

Esses absorventes podem ser uma xícara de arroz ou uma xícara de bicarbonato de sódio. Estes devem ser substituídos a cada determinado período de tempo – quando notamos que sua aparência muda – para que o efeito continue a ser eficaz.

6- Use óleos essenciais

Os óleos essenciais estão na moda recentemente e isso é ótimo para nós porque são mais fáceis de obter e mais acessíveis, o que  nos permite utilizá-los para deixar o nosso armário e as roupas que nele estão com um cheiro incrível.

Você deve procurar perfumes para roupas que lhe sejam agradáveis, são muitos aromas. É importante garantir que sejam especiais para as peças, assim você cuidará dos tecidos das suas roupas.