A cúrcuma é uma especiaria muito comum em quase toda a Ásia, onde tem sido usada há milénios tanto na culinária como na medicina tradicional, mas que agora também está difundida no Ocidente, incluindo a Itália. Abaixo listamos 6 usos da cúrcuma para obter benefícios para a nossa saúde.
Problemas digestivos . A cúrcuma aumenta a secreção biliar e é um excelente remédio para digestão lenta, pois é carminativa. Também é indicado no combate ao meteorismo e à dispepsia, podendo ser útil na promoção da cicatrização de úlceras. A dose recomendada é de 500 mg 4 vezes ao dia.
Osteoartrite . Alguns estudos demonstraram que os suplementos de cúrcuma podem reduzir a dor nos joelhos causada pela osteoartrite. Por ser rica em curcumina, esta especiaria tem um grande efeito antiinflamatório que também pode ser útil no alívio dos sintomas da síndrome do túnel do carpo.
Antidepressivo . A cúrcuma é usada na medicina tradicional chinesa para aliviar sintomas de depressão e outras condições emocionais. Inibe os efeitos que o estresse tem em nosso corpo e aumenta os níveis de serotonina.
Bronquite . Suas propriedades antiinflamatórias são muito úteis no alívio dos sintomas desta condição. É possível preparar uma excelente bebida colocando uma colher de açafrão em pó em um copo de leite quente.
Câncer . A cúrcuma tem sido objeto de vários estudos, nomeadamente pelos seus efeitos nas células cancerígenas. Contém 10 compostos antioxidantes e anticancerígenos e mais estudos científicos ainda estão em andamento para verificar essas propriedades.