Com tempos de preparação mais curtos do que o cozimento no forno, o micro-ondas é perfeito para quem tem pressa. Embora seja ótimo para descongelar certos ingredientes, é uma má ideia usá-lo para reaquecer esses 7 alimentos.
Aquecer alimentos no micro-ondas pode ser conveniente, mas existem algumas exceções ao uso deste aparelho. 7 Os alimentos não devem ser aquecidos neste aparelho equipado com radiação eletromagnética.
Existem 7 alimentos que não devem ser aquecidos no microondas
O micro-ondas é um aparelho que aquece pratos frios num prato giratório. Se é prático utilizar este aparelho com um tempo de cozedura curto , é porque poupa tempo e energia em comparação com a electricidade ou o gás. Para funcionar, esta ferramenta de descongelamento faz oscilar as moléculas de água na frequência do campo magnético. Essa agitação gera calor rotativo para reaquecer os alimentos. No entanto, alguns deles não devem ser cozinhados ou aquecidos no microondas ou expostos a ondas eletromagnéticas. Vamos explicar o porquê.
1- Molho de tomate não deve ser aquecido no micro-ondas
Este molho rico em sabor e com elevados valores nutricionais não pode ser aquecido no microondas. O motivo: pode ferver fortemente e cobrir as paredes deste aparelho. Se quiser reaquecer o espaguete à bolonhesa direto da geladeira, é altamente recomendável tampar o prato.
Reaqueça o molho de tomate – Fonte: spm
2- Não aqueça a água deste aparelho
Aquecer água no microondas parece ser a maneira mais rápida de fazer isso. Mas um acidente pode acontecer rapidamente, pois a água esquenta rapidamente e pode até ferver no micro-ondas, o que pode causar queimaduras. O melhor é usar um aquecedor de água. Da mesma forma, para aquecer a mamadeira, é aconselhável evitar o forno micro-ondas e utilizar o aquecedor de mamadeiras para aquecer o leite por igual.
Aqueça água no micro-ondas – Fonte: spm
3- Carne vermelha não deve ser aquecida neste aparelho eletromagnético
Depois de retirado do micro-ondas, um bife ou rosbife não aquece uniformemente e pode secar. Mexer na frigideira depois de cortar a carne em pequenos pedaços será mais criterioso, até porque este procedimento permite respeitar a sua consistência.
Microondas embutido – Fonte: The New York Times
4- Um ovo pode explodir se for aquecido no micro-ondas
Assim como a carne vermelha, os ovos não devem ser submetidos a ondas magnéticas, sejam eles crus ou cozidos. E por uma boa razão, se você colocá-lo neste prato giratório, a casca pode estourar porque o branco incha rapidamente. O mesmo se aplica aos ovos fritos que podem já não ser comestíveis nestes níveis de potência. Se quiser reaquecer uma omelete, o aparelho deve ficar ligado por no máximo um minuto.
5- Carnes processadas não devem ser aquecidas no micro-ondas
A carne processada não é saudável e não é recomendada para consumo diário. Porém, se quiser reaquecer salsichas ou croquetes, evite o micro-ondas. E por um bom motivo, conservantes e outros produtos químicos, como aditivos, reagem mal no micro-ondas. Este último, de facto, seca a carne e deteriora o seu sabor e consistência.
Carnes processadas – Fonte: spm
6- Frutos do mar e mariscos não são adequados para micro-ondas
Quer sejam mexilhões ou amêijoas, os mariscos não devem ir ao micro-ondas ou explodirão em segundos. Na verdade, a casca dos mexilhões, amêijoas ou caracóis pode explodir, além disso estes mariscos podem tornar-se borrachentos se forem colocados neste equipamento equipado com temporizador.
Forno microondas – Fonte: Good Housekeeping
7- Não aqueça prato que contenha queijo no micro-ondas
Embora o micro-ondas possa aquecer alimentos como pipoca, alguns podem ficar gravemente danificados se aquecidos neste aparelho. Entre estes, queijos azuis como Bleu d’Auvergne, Gorgonzola ou Fourme d’Ambert. Se você tem um prato de macarrão ou uma fatia de pão contendo queijo que deseja aquecer neste aparelho, saiba que é melhor optar pelo forno convencional ou pela panela. E não é por acaso que existem fungos como o penicillium e o leite que não aquecem na mesma velocidade. Resultado: o molde muda de consistência e exala um odor desagradável. Ao contrário de um forno tradicional, a crosta não fica marrom nem crocante e pode ficar pegajosa.