O ser humano não está imune a um gesto desajeitado. Infelizmente, isso às vezes pode significar manchas teimosas e difíceis de limpar, especialmente quando se trata de vinho tinto. Porém, existem dicas eficazes para removê-los sem danificar carpetes, toalhas de mesa ou roupas.
Leite morno, desmaquilhante, pasta de dentes, sal grosso, bicarbonato de sódio, água oxigenada… Existem muitos remédios disponíveis na web para ajudar a remover manchas de tecidos. Mas e a sua eficácia quando o tanino do vinho é incorporado ao material?
Dicas para remover manchas de vinho tinto
Quem já se deparou com isso sabe que diante de respingos de vinho tinto eles ficam bem visíveis e podem persistir, principalmente em tecidos brancos. Além disso, mesmo a lavagem muitas vezes é insuficiente para eliminá-los. Por esta razão, a condição sine qua none para estes remédios é agir assim que a mancha aparecer.
1. Sabonete de Marselha
Umedeça o sabonete de Marselha com água fria e esfregue as manchas mais difíceis antes que elas fiquem incrustadas no tecido. A roupa pode então ser lavada na máquina de lavar a 40°C. Evite usar esponja úmida, pois pode espalhar ainda mais a mancha. Se quiser remover profundamente, esfregue suavemente com uma escova de dentes para controlar a superfície a ser limpa.
2. Álcool e vinagre branco
Se for um tecido delicado que sofreu com essa mancha teimosa, você pode usar álcool isopropílico. Misture este último com vinagre branco antes de lavar o tecido.
Para tirar manchas das roupas e ao mesmo tempo reavivar sua brancura, o vinagre é um dos truques mais reconhecidos. É especialmente útil para manchas de tinta, graxa e sangue.
3. Água com gás
Seja uma simples camiseta ou sua blusa favorita, às vezes algo acontece quando você não está em casa e não consegue agir rapidamente para remover a mancha. Num restaurante ou com amigos, a água com gás pode, portanto, ser uma alternativa aos conselhos acima mencionados. Despeje algumas gotas de água com gás nas áreas afetadas pelo vinho tinto e esfregue suavemente. Você notará que as manchas irão desaparecer com o tempo. Uma vez em casa, lave-se.
4. Carbonato de sódio
Utilizado como pré-tratamento, o percarbonato de sódio é particularmente eficaz na remoção de manchas de vinho do Porto. Este produto é ideal para lavar tecidos resistentes graças às suas propriedades branqueadoras sem cloro. Além disso, seu uso não descolora as roupas coloridas como destaca a Futura Maison.
Basta molhar a área manchada do tecido com água e percarbonato de sódio formando uma pasta de consistência espessa. Deixe agir por alguns minutos e depois coloque a roupa ou panos de prato na máquina de lavar com seu detergente habitual.
Embora diverso em termos de usos e composição química, o bicarbonato de sódio também é um ingrediente chave na remoção de manchas . Pode ser útil em tecidos sintéticos ou de algodão branco para manchas de chocolate, café ou óleo.
Como você remove uma mancha seca de vinho tinto?
Para tirar mancha de vinho, esses truques da vovó são incríveis. Na verdade, a peculiaridade do suco de limão e da pasta de dente é que eles conseguem agir até mesmo em manchas antigas.
- Com suco de limão:
Aplique adicionando algumas gotas de detergente. Depois de esperar alguns minutos para que os citrinos façam efeito, pode proceder à lavagem habitual.
- Com pasta de dente
Manchas de vinho tinto incrustadas em tecidos resistentes ou sintéticos também podem ser removidas com pasta de dente. Antes de iniciar a lavagem, aplique o produto nas manchas secas, deixando agir o máximo possível.
Para roupas coloridas, use com moderação, pois a pasta de dente pode ter um efeito semelhante ao alvejante.
Como tirar vestígios de vinho tinto do tapete?
Esse truque pode parecer incomum para você, mas sua eficácia é formidável quando você age rapidamente. Se você derramou uma taça de vinho no carpete, cubra a mancha com creme de barbear! Certifique-se de espalhar um pouco em todos os respingos para que penetre bem na fibra têxtil e deixe agir por cinco minutos. Após esse tempo, pegue um pano limpo que você mergulha em água quente e depois esfregue vigorosamente a mancha para retirar o produto. Usando uma toalha seca ou papel toalha, seque o tecido e deixe-o secar normalmente.
Erros a evitar para preservar suas roupas
Um dos equívocos mais comuns é o uso de sal . Mas na realidade este último não seria tão eficaz segundo a revista Femme Actuelle.
É preciso primeiro saber que o vinho é composto por taninos que lhe conferem a cor. Ao aplicar o seu próprio tempero, esses componentes podem permanecer incorporados no tecido para sempre. Este último, na verdade, apenas absorverá o líquido e deixará os taninos se casarem com as fibras têxteis. Além disso, irá roê-los e danificar sua camisa, toalha de mesa ou carpete.
Além disso, a água quente também deve ser evitada , pois só terá efeito de “cozimento” do vinho. Portanto, os taninos se unirão às fibras do tecido.
Como vimos anteriormente, todas as soluções propostas destacam a importância do pré-processamento . Porque é improvável que colocar o tecido direto na máquina de lavar remova as manchas.
Para isso, pode ser útil conhecer os erros de lavagem mais comuns para não estragar a roupa.