7 usos do café para as plantas e o jardim

No artigo de hoje listaremos 7 utilidades da borra de café para plantas, que podem ser aplicadas tanto em horta quanto em vasos de plantas.

A borra de café tem muitos usos práticos, mas aqui sugerimos os mais úteis e eficazes. O café contém muitos nutrientes de que as plantas precisam e pode melhorar a vida bacteriana no solo.

Como fonte natural de nitrogênio, potássio e fósforo, o café ajuda as plantas a crescerem mais saudáveis ​​e mais rapidamente.

Fertilizante para plantas:
Existem duas maneiras de usar borra de café como fertilizante. Na sua forma sólida basta espalhar a borra de café previamente seca no solo das plantas. Se estiverem na forma líquida, porém, basta colocá-los em uma garrafa cheia de água da chuva e deixá-los descansar alguns dias com a tampa fechada. Posteriormente, pode ser usado como fertilizante líquido.

Melhora a compostagem:
Grãos de café, tanto secos quanto úmidos, podem ser adicionados à compostagem. Além de agregar nutrientes, melhora muito e atua como repelente de formigas.

Comida de minhoca:
​​As minhocas amam e se alimentam de borra de café. Acredita-se também que a borra de café os ajuda a se reproduzir mais.

Melhora o Solo:
O café é um resíduo totalmente orgânico e biológico, que pode atrair microrganismos benéficos e melhorar a estrutura do solo.

Contra parasitas:
além de repelir formigas, a borra de café pode repelir caracóis e outros parasitas. Disponha a borra de café ao redor das plantas, como se fossem uma cerca.

Cobertura morta para plantas:
Esta é uma técnica pouco conhecida, mas eficaz. A borra de café pode ser misturada com palha ou grama seca, folhas ou galhos, para fazer cobertura morta para as plantas.

Contra fungos:
O café também pode ser utilizado para eliminar fungos que se formam próximos às plantas, principalmente aquelas que necessitam de regas mais frequentes. Misture o café com um pouco de canela em pó e espalhe nas plantas.