Semelhante às erupções cutâneas desagradáveis, as manchas milium são cistos duros, esbranquiçados ou amarelados, semelhantes a pequenas espinhas de acne cobertas por pontos brancos que aparecem no rosto e especialmente ao redor dos olhos, nariz ou bochechas, especialmente perto das maçãs do rosto. Alguns até têm nas pálpebras e ao longo dos cílios! Naturalmente, estes problemas de pele não são um problema de saúde e são inofensivos. No entanto, o grão de milium permanece feio e pode demorar a desaparecer, daí o interesse em recorrer a um tratamento natural! Aqui estão apenas alguns remédios caseiros naturais para eliminar manchas de milium mais rapidamente, sem deixar cicatrizes ou impedir que apareçam nas bochechas.
Por que temos grãos de milia? E o que é exatamente?
Antes mesmo de se perguntar como eliminar os grãos de milium, é fundamental se perguntar os motivos do seu aparecimento. Identificá-los pode, de facto, resolver o problema a longo prazo , evitando a sua ocorrência.
Ao contrário dos cistos sebáceos compostos de sebo, esses pequenos cistos de 1 a 3 mm contêm células sebáceas e queratina presas sob a camada externa da pele. Isso geralmente é explicado pela má remoção de células mortas no caso de grânulos de milium primários . Quanto aos grãos de milium secundários , isso se deve a agressões à pele (queimaduras, exposição excessiva aos raios UV, lasers, peelings, esfoliações abrasivas muito frequentes, microdermoabrasão, etc.). Mesmo o uso de cremes muito ricos e a ingestão de alguns medicamentos que promovem a produção de sebo podem favorecer o fenômeno e provocar o aparecimento de um nódulo branco e feio.
1) Vapor de água contra manchas de milia no rosto
Use vapor ou uma toalha quente para “abrir” os poros entupidos e facilitar a remoção de impurezas e outras peles mortas. Caso contrário, tome banho de vapor com uma panela com água fervente e uma toalha (cerca de 20 minutos). Opcionalmente, você pode adicionar óleo essencial de tea tree ou óleo essencial de pau-rosa à água fervente (1-2 gotas). Isto ajudará assim a purificar e limpar profundamente a pele, ao mesmo tempo que ajuda a regular o excesso de sebo. Em seguida, realize um dos tratamentos citados abaixo para eliminar a acne miliar.
2) Óleo de rícino
Este óleo é nativo da África e vem da mamona, planta com propriedades antibacterianas, antiinflamatórias e emolientes que ajudam a pele a absorver o sebo . Aplique óleo de rícino prensado a frio na área e massageie até que o remédio seja absorvido. Faça isso por alguns dias para ver os resultados em suas erupções cutâneas!
3) Querida
A aplicação regular de uma máscara de mel orgânico, deixada por cerca de vinte minutos, não só deixará a pele macia , mas também ajudará a remover os grãos de milium graças ao seu efeito anti-séptico. Você precisará renovar o aplicativo regularmente, até mesmo diariamente! Idealmente, prefira mel manuka. Embora mais caro, tem propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antimicrobianas comprovadas e ajuda a aliviar irritações da pele.
4) Vinagre de maçã
Já muito eficaz na fibrose cutânea, o vinagre de cidra também é muito útil na acne miliar graças ao seu poder adstringente . Assim, reduz os poros da pele e liberta-os das impurezas. Como usá-lo? Misture partes iguais de vinagre de maçã e água. Em seguida, aplique esta loção nas áreas afetadas com um algodão e deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar. Você também pode tentar misturar 3 colheres de chá de fubá com uma colher de chá de vinagre de maçã! Posteriormente, será necessário deixá-lo agir por meia hora antes de enxaguar com água fria. Este tratamento fechará os poros e absorverá o excesso de sebo .
5) Água de rosas e pó de sândalo
Ao misturar água de rosas e pó de sândalo, você obterá uma máscara para deixar todos os dias durante um quarto de hora. Esta pasta esfolia suavemente a pele . Deixe que este remédio natural conhecido desde a antiguidade atue para melhor eficácia nos resíduos queratinizados. Isso deixará sua pele suave, macia e saudável. Você também pode tomar água de rosas sozinha duas a três vezes por semana para aproveitar suas propriedades antiinflamatórias . Porém, como não deve ser aplicado na área dos olhos, reserve-o para os grãos do nariz ou das maçãs do rosto!
6) Foco na esfoliação contra grânulos de milia
Esfolie a pele regularmente! Não rasgue ou perfure o feijão, pois pode deixar cicatrizes. No entanto, sabe-se que a esfoliação remove as células mortas da pele, por isso é exatamente o que a sua pele precisa. Você pode usar vários produtos caseiros:
- Use um esfoliante feito de açaí em pó e óleo vegetal, por exemplo, ou uma toalha felpuda áspera
- Não quer se apressar com ingredientes complicados para seus esfoliantes? Experimente o esfoliante de açúcar ! Recolha o suco de um quarto de limão, acrescente duas colheres grandes de açúcar e depois uma colher de azeite. Esfolie a pele por alguns minutos com esta mistura e depois deixe agir como uma máscara por 20 minutos. Faça este tratamento duas vezes por mês durante vários meses.
- Você também pode assar cascas de romã no forno até ficarem douradas e quebradiças e triturá-las até virar pó. Misturado com água de rosas ou suco de limão forma uma pasta que esfolia a pele ao mesmo tempo que fornece antioxidantes e vitaminas . Portanto, não hesitamos em deixá-lo descansar por 15 a 20 minutos.
7) Folhas de feno-grego
É um tratamento comum na beleza ayurvédica contra imperfeições de todos os tipos (cravos, manchas de milia, espinhas, etc.). Na verdade, são anti-sépticos, antiinflamatórios e antioxidantes. Comece moendo um punhado de folhas frescas com um pouco de água. Coloque esta pasta no rosto e deixe agir por 10-15 minutos e depois enxágue. Faça isso todos os dias até que o problema seja resolvido.
8) Quais outros produtos de cuidado diário?
Aplique algumas gotas de óleo essencial de tea tree (também chamado de óleo essencial de tea tree) na pele. Na verdade, isso irá desinfetá-lo e secar os grãos de milia . Você pode aplicá-lo à noite após uma boa limpeza facial. Pegue um pouco nos dedos e aplique nas áreas a serem tratadas. Na manhã seguinte, enxágue bem.
O gel de aloe vera também é um bom aliado, pois auxilia na cicatrização da pele. Além disso, combate inflamações e tem ação antioxidante, ajudando a abrir os poros para um melhor tratamento. Aplique este produto na área a ser tratada e deixe agir durante a noite. Enxágue no dia seguinte. Faça esta aplicação duas vezes ao dia (manhã e noite). Além disso, pode atuar como hidratante dependendo do seu tipo de pele.
Como prevenir a milia no futuro?
É mais fácil preveni-los do que curá-los . Então, como evitar os grãos de milia? Aqui estão algumas dicas:
– Evitar a exposição prolongada ao sol. A exposição moderada permitirá que você se abasteça de vitamina D benéfica sem queimar!
-Use um hidratante adequado ao seu tipo de pele. A fórmula do seu cuidado não deve ser muito rica para você . Quanto à maquiagem, ela deve ser não comedogênica, leve e removida com cuidado à noite.
-Pratique uma boa higiene e use um limpador facial diariamente. Para esfoliação, use uma esfoliação suave .
– Proibir cosméticos à base de óleos minerais. A lanolina, o petróleo e a parafina podem de facto asfixiar a pele e promover a formação destes microcistos.
-Reduzir o consumo de alimentos muito doces, muito salgados e muito gordurosos : queijos, batatas fritas, etc.
-Lembre-se que você nunca deve perfurar ou extrair seus grãos de milium.
-Se ocorrerem após o uso de medicamentos tópicos (por exemplo, cremes esteróides), converse com seu médico.
Para mais…
Se nada ajudar a remover essas bolinhas de gordura da superfície da pele, não hesite em consultar um dermatologista! Este último lhe dará um cuidado para tratar esses microcistos de manhã e à noite. Freqüentemente, essas fórmulas são baseadas em retinol (ou vitamina A). Ele também pode decidir perfurar o grão da milia com uma agulha fina. Se este gesto não for recomendado em casa devido ao risco de cicatrizes e infecção, este profissional saberá fazê-lo sem deixar marcas feias no rosto ou correr o risco de ferir a área sensível ao redor dos olhos. Por fim, um profissional será capaz de identificar qualquer deficiência de vitamina A ou vitamina E e orientá-lo sobre alimentos e suplementos para superá-la e ajudar a combater a milia por dentro .