O vinagre branco é considerado o carro-chefe da limpeza doméstica. Não tóxico e ecológico, é um poderoso limpador para eliminar sujeira e impurezas e atua como desengordurante, desinfetante, desincrustante e desincrustante para a manutenção da sua casa. Porém, este produto natural não pode ser utilizado para nenhum tipo de limpeza.
O vinagre branco é um produto de limpeza eficaz para descalcificar cafeteiras ou até mesmo fazer brilhar os vidros das janelas graças à sua composição de ácido acético. Assim como o bicarbonato de sódio, os cristais de refrigerante, o álcool doméstico ou até mesmo o peróxido de hidrogênio, ajuda a fazer sua casa brilhar ou a manter seu quintal.
Quais são os diferentes usos do vinagre branco?
Para limpar e polir a casa, o vinagre branco é o produto biodegradável e ecológico essencial para se ter em casa. É um dos produtos de limpeza mais eficazes para remover calcário, desengordurar, desinfetar e eliminar maus odores . É um produto de limpeza que pode substituir com eficácia os produtos químicos comerciais prejudiciais à saúde. É um produto multifuncional eficaz para limpar toda a casa.
Limpa a máquina de lavar roupa, limpa as sanitas, dissolve o calcário das torneiras e dos chuveiros, desinfecta e limpa as sanitas, bem como esponjas e panos macios, incluindo os de microfibra. Também limpa a cozinha, dá brilho a pias e espelhos e também elimina mofo. Além disso, é um desodorizante muito eficaz para eliminar odores do frigorífico. Combinado com bicarbonato de sódio, desobstrui canos e remove sujeira.
Você pode usá-lo puro, diluído em água ou misturado com bicarbonato de sódio para maior eficácia. Basta colocar este produto de limpeza em um borrifador ou borrifá-lo e borrifar nas superfícies que deseja tratar. Portanto, é aconselhável deixar o produto agir por alguns minutos antes de esfregar e desengordurar com uma esponja. Depois é só enxaguar e passar um pano de microfibra. O vinagre branco também é usado para limpar pisos. Para isso basta encher um balde com água fria e adicionar uma xícara de vinagre branco para limpar e desinfetar o chão.
Então você já viu, é o produto essencial para limpar tudo . Bom, quase tudo… pois há exceções onde este produto não deve ser utilizado.
1. Ferro
Recomenda-se nunca colocar vinagre branco no tanque do ferro. Isto pode danificar o interior do aparelho que contém uma camada protetora e, portanto, pode ser corroído pelo ácido acético do vinagre . Se você tiver um ferro com opção de autolimpeza, basta encher a caixa d’água, aquecer o aparelho, desconectá-lo da tomada e segurá-lo sobre a pia. Pressione o botão “autolimpeza” para eliminar todas as impurezas e limpar resíduos.
2. Superfícies de pedra
O ácido acético do vinagre não é adequado para todas as superfícies, como bancadas de pedra ou mármore. Pode assim atacar a superfície da pedra e fazê-la perder todo o seu esplendor . No granito, o vinagre pode quebrar o selante, o que é um meio eficaz de proteção deste material.
3. Pisos de madeira
Embora seja um produto ecologicamente correto , o vinagre branco pode deteriorar o acabamento de alguns pisos de madeira . É preferível usar um produto especial dedicado à limpeza de pisos de madeira. O sabonete preto é o produto mais recomendado para a limpeza desta delicada superfície.
4. A máquina de lavar louça
Muitas vezes é recomendado usar vinagre para limpar a máquina de lavar louça. Mas saiba que seu uso não é recomendado em máquinas de lavar louça com gaxetas de poliacrilato, fluorossilicone e Buna-N. Ficar em contato com esse tipo de vedação por muito tempo pode danificá-los.
5. Telas eletrônicas
Telas de computador, smartphone, tablet ou televisão nunca devem ser limpas com vinagre branco. Este último corre o risco de deteriorar as propriedades anti-reflexo da tela sensível ao toque e torná-la menos responsiva.
6. Facas
Alguns objetos ou utensílios de aço inoxidável, como facas, podem ser vulneráveis ao contato com vinagre branco. Este último pode danificar o seu acabamento. O mesmo vale para objetos de alumínio e cobre. Sabão e água quente são a melhor maneira de limpá-los.
7. Mistura de água sanitária e vinagre
O vinagre branco é frequentemente usado para lavar roupas . Elimina o cheiro de mofo e deixa as roupas mais limpas. Porém, não é recomendável misturar vinagre branco e água sanitária porque contribui para a criação de um gás tóxico perigoso para a saúde e, ao mesmo tempo, danifica a roupa. A água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio e cloreto de sódio e não deve ser misturada com nenhum ácido.
8. Manchas de ovo
Limpar manchas de ovo com vinagre é uma má ideia. E não é por acaso que, em contato com o ovo, o vinagre branco provoca a coagulação das enzimas proteicas do ovo . Além disso, as manchas serão mais difíceis de remover. Limpe com sabonete líquido como sabonete de Marselha, por exemplo. Recomenda-se também enxaguar com água morna para completar a limpeza.
9. Pequenos eletrodomésticos
Você pode limpar aparelhos como liquidificadores, cafeteiras ou até torradeiras com vinagre. No entanto, é aconselhável evitar peças de borracha ou metal que este produto doméstico possa roer.
Que outros produtos de limpeza ecológicos você deve ter sempre à mão?
Você pode completar o cesto de limpeza ecológica com outros produtos. Esses incluem:
– Óleos essenciais para perfumar, higienizar e desinfetar. Provenientes da destilação de plantas como a lavanda, o limão ou a árvore do chá, estes óleos são muito concentrados. Portanto, é fundamental respeitar as doses e precauções de uso.
– Suco de limão que pode ser usado como anti-séptico para descalcificar e desodorizar ao mesmo tempo. Este ingrediente pode ser uma alternativa ao vinagre branco. Geralmente é usado para perfumar e capturar maus odores.
– Sal de cozinha que possui propriedades abrasivas. Misturado com vinagre, remove manchas difíceis, como manchas de chá, das xícaras.
– Óleo de linhaça para manutenção de madeira e terracota .