Lavar roupa corretamente não é tão fácil quanto você imagina. Muitos erros cometidos durante o processo de lavagem podem desgastar suas roupas e comprometer sua qualidade. Parece que por trás da banalidade desta tarefa escondem-se sutilezas insuspeitadas que você precisa saber para uma limpeza eficaz e suave das roupas.
A lavanderia aparentemente não tem nada de complicado, basta colocar a roupa na máquina de lavar, adicionar detergente ou amaciante e pronto. Exceto que a maioria de vocês não faz isso direito.
Aqui estão os 9 erros comuns de lavanderia que podem pregar peças em você
- Dobradiças
Colocar jeans ou outras calças na máquina de lavar com o zíper aberto pode danificar outras roupas durante a lavagem. Seria melhor fechá-lo para proteger o resto da roupa.
- Trajes de banho
Ao lavar os maiôs na máquina de lavar, eles se desgastam e perdem a elasticidade. Recomendamos lavá-los à mão para manter a forma pelo maior tempo possível.
- Detergente e amaciante
Muitas vezes pensamos erroneamente que usar muito detergente limpa nossas roupas de maneira adequada. Você deve saber que o excesso desses produtos pode danificar tanto sua máquina quanto suas roupas. Portanto, ao colocar mais detergente do que o necessário, este pode entupir o tanque e gerar um odor desagradável. Além disso, muito amaciante pode dificultar o enxágue das roupas. O melhor seria utilizar o dispensador destinado a esse fim.
- temperatura da água
Algumas roupas não resistem a altas temperaturas, como lã ou seda. Podem assim perder a forma e deteriorar-se. O melhor é sempre verificar os rótulos antes de lavar; algumas roupas conservam-se melhor em temperaturas frias. Lençóis ou toalhas domésticas são mais adequados para lavar em água quente, especialmente se você quiser desinfetá-los.
- manchas nas roupas
Algumas manchas nas roupas são difíceis de remover com uma simples lavagem na máquina. Recomendamos mergulhá-los num detergente especial e lavá-los cuidadosamente à mão antes de os colocar na máquina de lavar. Este processo será mais eficaz na eliminação dessas manchas.
Você pode usar algumas alternativas naturais como suco de limão para tirar manchas de suor, uma mistura de vinagre branco com detergente para tirar vestígios de molho ou uma mistura de água e bicarbonato de sódio para tirar mancha de vinho.
- Uso excessivo de água sanitária
Usar água sanitária na roupa pode ser prejudicial à saúde e às roupas. O cloreto contido neste produto enfraquece as fibras, principalmente de elastano, lycra e spandex que perderão a elasticidade. Devem ser lavados em água fria sem amaciante e secos ao ar.
- O ciclo de lavagem
Separar as roupas por cor é uma boa iniciativa. Mas também é aconselhável reservar um determinado ciclo de lavagem para cada tipo de tecido. Por exemplo, o algodão requer apenas um ciclo, enquanto os tecidos sintéticos requerem vários ciclos de lavagem.
- Limpando a máquina de lavar
Além de limpar suas roupas, você também deve pensar em limpar sua máquina de lavar. E por uma boa razão, quanto mais sujo for este carro, mais a sua eficiência será reduzida. Para isso, você pode fazer um ciclo de vez em quando sem roupa e apenas com água e vinagre branco para manter a máquina limpa e impecável de uso.
- Ventilação da máquina
Para evitar vestígios de bolor no interior da máquina, nomeadamente na vedação de borracha que rodeia a porta do tambor, é necessário arejá-la regularmente. Também é aconselhável secar as partes molhadas da borracha que podem se tornar ninhos de bactérias e fungos, prejudiciais à higiene de suas roupas.