O ar dentro de nossas casas é muito menos limpo do que imaginamos. Além dos maus cheiros, que são evidentes ao nosso olfato, existem muitas substâncias nocivas presentes no ar que inalamos todos os dias.
Essas substâncias são liberadas por tintas, eletrodomésticos e até móveis, sendo as mais frequentes o benzeno, o formaldeído e o xileno.
Felizmente, existem plantas de interior que ajudam a purificar o ar da sua casa e também são excelentes para atenuar os maus cheiros. Abaixo listamos os melhores.
1. Rapis umilis
Embora necessitem de muita água durante a primavera e o verão, essas plantas são muito resistentes aos insetos. É um filtro eficaz contra a maioria dos poluentes encontrados em espaços fechados. Pode atingir três metros de altura.
2. Hera comum
Muito eficaz na purificação do ar doméstico, é especialmente útil em casas de fumadores.
3. Potos
É uma das plantas de interior mais difundidas. Absorve poluentes como monóxido de carbono e formol, podendo ser cultivada tanto em vasos quanto em jardins verticais.
4. Samambaia de Boston
É perfeito se você precisa de um umidificador de ar natural. Também ajuda a purificar o ar da sua casa e a eliminar os maus odores.
5. Diário de felicidade
Seu nome científico é Dracaena fragrans. Precisa de pouca luz para crescer e ajuda a eliminar o tricloroetileno presente em solventes e tintas.
6. Dracaena marginata
Além de ser muito decorativo, ajuda a purificar o ar da sua casa ao absorver o xileno liberado pelos cigarros ou tintas.
7. Falange
Especialmente eficaz contra o monóxido de carbono, cresce rapidamente e precisa de água a cada 15 dias.
8. Areca
Um verdadeiro filtro de ar, eficaz contra benzeno e tricloroetileno. Também atua como um umidificador natural e reduz os maus odores em casa.
9. Sanseviéria
É a planta perfeita para quem não tem o polegar verde: é extremamente resistente e ajuda a eliminar formaldeído, benzeno, xileno e tolueno.