Orquídea, quando replantar? Aqui está o sinal que não deve ser esquecido para entender que precisa de mais espaço para crescer.
A orquídea é uma das plantas de interior mais bonitas e elegantes para se ter em casa. Porém, requer atenção especial e é preciso saber interpretar os sinais. você sabe, por exemplo, quando é o momento certo para replantar? Vamos descobrir juntos.
Orquídea, veja como saber quando replantar
As orquídeas são uma família de plantas que inclui mais de 25.000 espécies. São nativas de regiões tropicais e subtropicais e constituem uma das maiores e mais diversas famílias de plantas do nosso planeta. As orquídeas precisam de um ambiente úmido e bem iluminado para sobreviver. Plantas de interior capazes de tornar qualquer ambiente elegante e dar um toque de cor às suas flores. Porém, devemos ser capazes de compreender os sinais que esta bela planta nos envia.
Como todas as plantas, há momentos em que você precisa replantar sua orquídea. Isso geralmente acontece quando as raízes cresceram o suficiente para preencher completamente o vaso onde a planta está. Outro sinal que pode indicar a necessidade de replantio é o solo. Quando começa a ficar molhado por muito tempo após a rega, definitivamente é hora de trocá-lo. Mas o crescimento lento e a floração curta e mínima também são sinais de que a planta está desconfortável e não tem o espaço necessário para crescer.
Sinais e Replantio de Orquídeas
Se prestarmos atenção às nossas plantas, existem muitos sinais que indicam o seu estado de saúde. Com uma rápida olhada é possível entender o estado de saúde de nossas orquídeas. Por exemplo, se as folhas e caules forem derrubados significa que a planta está sofrendo. Neste caso, é necessário identificar a presença de raízes podres ou secas, retirar a planta do vaso e eliminar as partes danificadas. Durante esse procedimento é fundamental ter cuidado para não danificar as raízes saudáveis, que devem ser repotenciadas intactas com o composto adequado para orquídeas também conhecido como casca, que depois será bem regado.
As orquídeas devem ser replantadas uma vez por ano, geralmente na primavera. Se as raízes estiverem saindo do vaso, a planta pode precisar de replantio mais frequente. Para replantar, retire a planta, retire as raízes danificadas e coloque cuidadosamente a planta em um vaso maior. Sempre com muito cuidado, espalhe a terra de casca que vai preencher o espaço entre uma raiz e outra. Depois de replantada, sua orquídea recuperará rapidamente sua exuberância e continuará a crescer.