Suor, células mortas, ácaros, pó, manchas… muitos tipos de sujidade podem acumular-se nos nossos colchões, ou mesmo causar bolor se não forem limpos regularmente. Isto é ainda mais embaraçoso para quem sofre de alergias porque um colchão sujo pode facilmente agravar os seus sintomas. Sem falar nos maus cheiros, formidáveis inimigos do sono de qualidade. Veja como limpar esse suporte diário, procedendo por etapas.
Além de ser necessário para uma boa noite de sono, o colchão também é um investimento. A boa notícia é que você pode facilmente fazer com que pareça novo seguindo etapas simples e eficazes. Isso permitirá que você encontre uma cama limpa, eliminando manchas e odores que possam ter se instalado nela.
Como limpar bem o colchão?
Esta operação demorará aproximadamente 1 hora, além do tempo de secagem necessário. Aqui estão os produtos e acessórios que você precisará:
- Líquido para lavar louça
- Bicarbonato de Sódio
- 3% de peróxido de hidrogênio.
- água fria
- Detergente em pó branco
- sal
Quanto aos acessórios, você precisará trazer os seguintes dispositivos e itens:
- Evitar
- trapos
- Um borrifador
- Uma tigela
- 1 colher de sopa
Quais são os passos para limpar o colchão?
Etapa 1: remova todas as roupas de cama
Comece retirando os lençóis, cobertores, travesseiros e cobertor da cama antes de limpá-la. Este será o momento perfeito para lavá-los. Verifique as etiquetas da sua roupa de cama antes de colocá-la na máquina de lavar, utilizando as temperaturas permitidas pelos fabricantes para matar os ácaros . O mesmo vale para as capas de colchão, que também devem ser lavadas adequadamente.
Passo 2: Desodorize seu colchão
Famoso pelas suas propriedades desodorizantes e pela sua capacidade de combater os maus odores, o bicarbonato de sódio é um formidável aliado natural e ecológico. Para aproveitar, polvilhe sobre o colchão e esfregue suavemente para distribuí-lo por toda a superfície. Este pó permitirá não só eliminar uma primeira camada de sujidade, mas também absorver a humidade, eliminando os maus odores. Recomenda-se deixar agir por pelo menos 15 minutos. Mas saiba que quanto mais tempo você deixar agir, mais satisfatórios serão os resultados.
Etapa 3: Vácuo
Depois que seu colchão passar por essa limpeza inicial, será hora de aspirar. Evite escovas giratórias que possam danificar o colchão ou grudar nas fibras e favorecer uma ponta plana e rígida. Certifique-se de limpar todos os cantos e recantos, apontando costuras e bordas que podem abrigar detritos e poeira. Porém, tome cuidado para não pressionar demais o tecido, pois isso reduz o poder de sucção do aparelho.
Passo 4: Trate manchas incrustadas no colchão
Você pode remover manchas do colchão usando os tratamentos caseiros sugeridos abaixo. Aqui estão as dicas a seguir antes de agir:
- Não despeje nenhum produto diretamente no colchão e nunca utilize shampoos especiais para carpetes. Os colchões não foram feitos para serem molhados e são suscetíveis ao crescimento de mofo no interior, especialmente os colchões de espuma viscoelástica.
- Siga exatamente as receitas de tira-manchas e certifique-se de usar as quantidades listadas para evitar descolorir o tecido.
- Não misture receitas e trate cada mancha separadamente antes de passar para a próxima. Por exemplo, remova todas as manchas de tinta do colchão antes de passar para as manchas de café.
Agora que você conhece as regras a seguir, aqui estão algumas dicas para preparar um tira-manchas adequado para cada situação:
1. Para manchas de sangue
Para esta primeira receita, pegue uma tigela grande e misture 57 gramas de água oxigenada, 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de detergente. Espalhe o preparado sobre a mancha de sangue e deixe agir por 10 minutos, antes de raspar com uma colher. Em seguida, use um pano embebido em água oxigenada (ou água oxigenada) para remover manchas difíceis e deixe secar ao ar. Se a cor marrom persistir, pulverize a solução novamente. A mancha irá desaparecer à medida que o produto seca.
2. Para manchas de urina
Se você tiver uma mancha grande e persistente, misture 240 ml de água oxigenada, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente em uma tigela. Utilize um pano limpo, passando suavemente a mistura na superfície para amolecer a parte suja, mas tomando cuidado para não molhar o colchão. Em seguida, passe um papel toalha ou outro pano seco sobre a área para retirar o excesso e deixe secar naturalmente.
3. Para marcas de suor
Para manchas de suor que tendem a deixar marcas amarelas no colchão, basta a água oxigenada. Para fazer isso, coloque a solução em um frasco e borrife a solução na área afetada, apenas umedecendo-a. Depois deixe secar por algumas horas e repita o mesmo procedimento se necessário.
4. Para outros tipos de manchas
Quer se trate de manchas de óleo, vinho, feltro ou vómito, esta espuma permitir-lhe-á limpar completamente o seu colchão. Para prepará-lo , misture 1 colher de sopa de água limpa com 2 colheres de detergente para roupas brancas. Não deve conter água sanitária ou cristais azuis . Assim que a solução estiver pronta, espalhe a espuma sobre a mancha, deixe descansar por 10 minutos e raspe com um utensílio de sua preferência. Basta passar um pano úmido para retirar os resíduos e deixar secar.
Passo 5: Vire o colchão para limpar a parte inferior
Assim que o colchão estiver seco e limpo na parte superior, vire-o para limpar a parte inferior. Este último pode não necessitar de tratamento resistente a manchas, mas ainda é necessário tirar o pó com um aspirador de pó. Isto é especialmente recomendado se você sofre de alergia aos ácaros. Nesse sentido, o bicarbonato também pode ser útil contra esses pequenos animais.
Passo 6: Proteja seu colchão
Proteger o seu colchão contra mofo, manchas e alérgenos requer mais do que um lençol justo. Na verdade, também pode ser uma boa ideia usar uma capa de colchão que ofereça proteção impermeável e hipoalergênica . Em seguida, coloque essas duas camadas protetoras antes de passar para o resto da roupa de cama. Além disso, certifique-se de lavá-los uma vez por mês para não ter que limpar profundamente o colchão com muita frequência.
O que você precisa saber antes de limpar seu colchão
Evite óleos essenciais
Ideais para trazer um aroma agradável ao colchão, os óleos essenciais são produtos ainda gordurosos capazes de atrair sujeira e transformá-la em mancha permanente. Além disso, o odor tende a desaparecer quando a capa protetora é colocada. Para não fazer esforços em vão, prefira o bicarbonato de sódio, possivelmente combinando-o com o óleo da árvore do chá, que apresenta vários benefícios e, em particular, propriedades desinfetantes.
E quanto às máquinas de limpeza a vapor?
Embora geralmente seja recomendado usar um limpador a vapor para se livrar dos ácaros, esse truque não é ideal para o seu colchão. Na verdade, a umidade e o vapor quente podem acelerar a proliferação desses animaizinhos. Será necessário, portanto, utilizar um dispositivo que produza vapor seco para evitar este inconveniente. Se preferir outra alternativa, saiba que é possível desinfetar seu colchão mesmo sob o sol , colocando-o em local bem exposto por algumas horas. Também deve ser virado regularmente para uma eficiência ideal.
Com que frequência devo limpar meu colchão?
Se você optar por um protetor de colchão à prova d’água e hipoalergênico, provavelmente não precisará de limpeza profunda com muita frequência. No entanto, é aconselhável aspirar a superfície e os interstícios uma vez por mês. Se o seu colchão for coberto apenas por protetor de colchão, desinfete-o mensalmente com uma esponja embebida em vinagre branco. A limpeza profunda é recomendada pelo menos duas vezes por ano.
Com que frequência precisa ser devolvido?
Se os dois lados do seu colchão forem semelhantes, é aconselhável virá-lo a cada 3 meses para evitar desgaste excessivo da superfície. Isso também o impedirá de cavar onde você dorme. Você também pode girá-lo trocando de lado quando começar a ceder.