Nada se compara a roupas de cama limpas, macias, perfumadas e fofas. Quando saudável e bem conservado, proporciona-nos um sono de qualidade e preserva a nossa saúde. Basta dizer que lençóis sujos podem estar cheios de bactérias, fungos e outros ácaros. Para evitar a invasão desses parasitas, é fundamental limpar bem a roupa de cama. E a lavagem também passa por um ajuste de temperatura adequado. A quantos graus a roupa de cama deve ser lavada e como mantê-la fresca? Siga nossos conselhos.
Com que frequência você deve lavar sua roupa de cama?
Com muito mais frequência do que eu pensava! Lavar a roupa de cama é necessário , mas poucos sabem exatamente qual é o momento mais adequado para fazer essa lavagem. Porém, essa limpeza deve ser feita com muita frequência: recomenda-se lavar os lençóis uma vez por semana e trocá-los a cada dez dias, no máximo. E isso, mesmo que você considere que sua higiene é irrepreensível.
Apesar do banho ou ducha diária, a roupa de cama absorve o suor e a sujeira. Quanto mais você atrasar a limpeza dos lençóis, mais tempo os fungos, bactérias e ácaros se instalarão. E todos esses parasitas são prejudiciais à saúde. Claro, é essencial arejar o ambiente todos os dias. Mas isto não é suficiente para erradicar todos os parasitas. Somente a lavagem regular pode eliminar esse problema. É verdade que lavar a roupa de cama não é a tarefa doméstica mais fácil nem menos demorada. Isso requer algum esforço: é preciso retirar as fronhas, a capa do edredom e toda a roupa de cama. Então você precisa colocá-los na máquina de lavar e depois pendurá-los em um local ensolarado para secar. Mas os seus esforços não serão em vão, pois irão salvá-lo de graves consequências para a saúde.
Vamos descobrir a seguir a temperatura ideal para lavar sua roupa de cama, para que sua cama fique macia, saudável e livre de quaisquer ameaças ocultas.
A que temperatura a roupa de cama deve ser lavada?
Tudo depende do tecido: portanto a temperatura é variável dependendo do material. Por exemplo, se os seus lençóis forem de material sintético, deverá regular a temperatura para 40°C. Se forem de lã, viscose ou linho, a faixa alterna entre 30 e 50°C. Se o tecido for mais resistente, principalmente o algodão, a temperatura ideal será de 60°C . Uma temperatura elevada continua a ser a mais adequada para erradicar os parasitas que se instalam na sua cama. Como bônus, apesar das lavagens repetidas, a qualidade da sua roupa de cama não será afetada. Será purificado e limpo com cuidado.
Obs: para preservar a maciez e dar um toque perfumado, pode-se usar um amaciante e um óleo essencial natural (com o aroma que você preferir). Mas não abuse dos amaciantes industriais, cujos ingredientes químicos podem descolorir a roupa de cama e causar alergias quando em contato com a pele.
Como manter a roupa de cama fresca e perfumada?
Se você não está acostumado a usar detergentes perfumados, um amaciante levemente perfumado resolverá o problema. Existem também sprays especiais para tecidos que ajudam a refrescar os lençóis entre as lavagens e podem ser muito úteis para dar um toque refrescante no meio da semana. Uma dica: opte por um aroma relaxante de lavanda, vai te ajudar a adormecer melhor.
Você é fã do conceito faça você mesmo (DIY)? Por que não fazer DIY algumas folhas de secar? Basta borrifar algumas gotas de óleo essencial em um pano limpo e úmido. Em seguida, passe-o pela secadora durante os últimos dez minutos do ciclo. Os tecidos ficarão assim muito mais macios ao toque. Como bônus, reduz a eletricidade estática!
Você também pode tentar fazer seu próprio spray perfumado: misture 30 gotas de óleo essencial (no perfume de sua preferência) com 75 ml de vodka e 375 ml de água destilada em um borrifador. Agite tudo bem. E borrife esta solução nos lençóis e em todas as roupas de cama. Frescura garantida!
Finalmente, o sabão também é outra boa maneira de perfumar roupas limpas. Basta embrulhar uma barra de sabonete no tecido e guardar os lençóis como de costume. Ao usá-los para preparar a cama, um véu delicadamente perfumado escapará.