Como nem sempre é possível utilizar uma secadora para secar a roupa, é preciso contar com o método tradicional de secagem, ou seja, pendurar a roupa em um varal ou varal. Alternativamente e sobretudo para secar a roupa evitando vincos e poupando trabalho extra com o ferro, muitas pessoas utilizam cabides.
São formas comuns e conhecidas, mas quando se trata de pendurar roupa, você sabe qual método é o mais eficaz? Aquele que encurta o tempo e, portanto, também reduz a umidade do ambiente onde está pendurado? Entre os métodos possíveis, há um que vale a pena considerar: é utilizado no Japão e tem como objetivo otimizar tempo e espaço.
Mesmo na terra do sol nascente, quando o tempo permite, é sempre melhor pendurar a roupa no exterior, onde o sol a alcance: não só a roupa seca mais rápido, como também age naturalmente contra bactérias e qualquer bolor. Mas e se o tempo estiver ruim? No Japão, alguns banheiros possuem sistema de ventilação que absorve a umidade. É por isso que as roupas costumam ser penduradas em um varal sobre a banheira ou chuveiro do banheiro para secar.
Alternativamente, fazemos algo semelhante pendurando roupas sob aparelhos de ar condicionado. Um pouco como fazemos quando usamos essas fontes de calor (como o radiador), colocando o varal por perto.
Mas quando se trata de pendurar roupa no varal, parece haver um método mais eficiente.
Ao pendurá-las nas hastes de um arejador de roupas, é sempre melhor garantir que as roupas mais compridas fiquem penduradas nas pontas e as mais curtas no meio. Devem, portanto, formar uma espécie de arco. Eles parecem secar mais rápido quando dispostos desta forma. No diagrama mostrado, os arcos secam em 4 horas enquanto os outros dois (em forma de V e aleatórios) demoram meia hora a mais.
Outras dicas úteis:
Na hora de arrumar as roupas, principalmente ao usar prendedores de roupa que deslizam no varal, deve-se sempre deixar o máximo de espaço possível para permitir a circulação de ar entre cada peça.
Para toalhas e similares, pendure um lado mais afastado do que o outro, pois isso permite que mais ar passe entre as duas abas e entre peças de roupa diferentes.
Ao combinar essas dicas com outras que você já conhece, como B. favorecer um ambiente bem ventilado, tirar o excesso de umidade das roupas enrolando-as em toalhas secas antes de pendurá-las (principalmente lã e tecidos pesados), e usar ventilador no verão e um aquecedor no inverno. tempo dedicado a esta importante tarefa doméstica!