À medida que envelhecemos, fica muito mais difícil manter uma barriga lisa.
Na verdade, a partir dos 40 anos começamos a perder massa muscular, o que vai abrandar o nosso metabolismo e, portanto, tornar mais complicada a perda de gordura abdominal!
O problema com a gordura da barriga é que ela não se limita à camada acolchoada logo abaixo da pele… inclui também a gordura visceral!
É o que se encontra dentro do abdômen e envolve os órgãos internos! Além do aspecto estético, uma grande quantidade de gordura abdominal favorece o aparecimento de diversas patologias!
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a perder gordura da barriga depois dos 40!
Beba chá de menta
A pista mais óbvia para o excesso de gordura visceral é o formato de “maçã”, onde a cintura parece mais larga que as coxas.
Claudia Matles, professora de ioga e pilates, “recomenda beber uma xícara de chá de menta quente 20 minutos após uma refeição farta. “.
Esta xícara de chá de hortelã pode ajudar a aliviar distúrbios digestivos, como inchaço e dores de estômago, o que pode promover uma melhor digestão e reduzir o desconforto abdominal!
Pare as telas!
“Percebi que a população com mais de 40 anos, em particular, perde muito tempo olhando e navegando nos feeds das redes sociais ”, afirma o preparador físico Marcello Pedalino .
“Acho que os clientes que começam a investir essas horas em si mesmos […] cozinhando refeições saudáveis, passando tempo com os amigos […] ficam com a barriga lisa depois de alguns meses”, acrescenta .
A adiposidade visceral, na verdade, é causada por maus hábitos alimentares e pelo sedentarismo!
Treine seus músculos
Para eliminar esta gordura, recomenda-se combinar uma alimentação saudável com atividade física regular para promover o desenvolvimento muscular e reduzir a massa gorda.
Praticar exercícios com o estômago vazio pode ajudar a queimar gordura mais rapidamente, mas uma combinação de 80 minutos por semana de exercícios aeróbicos (cardio, HIIT) e de resistência também mostrou uma redução significativa na gordura visceral.
Escolha correr, caminhar ou nadar!
Preste atenção à comida
Como você provavelmente sabe, os alimentos industriais processados são muito ricos em calorias!
É, portanto, fundamental limitar o consumo e incentivar uma alimentação “caseira” e equilibrada, composta nomeadamente por frutas e vegetais, fibras e gorduras boas como as contidas nos peixes oleosos (atum, salmão, sardinha).
Além disso, beba água ou outras bebidas sem açúcar. “Nossos corpos não foram projetados para digerir os produtos químicos e conservantes encontrados nos alimentos processados”, diz Laura Amis, professora de ioga e instrutora de fitness.
“Esses alimentos têm maior probabilidade de alimentar a fome e causar gordura e inchaço”, acrescenta ela. Tenha também cuidado com o tabaco e o álcool que promovem a obesidade!
Escolha o tamanho das porções com sabedoria. Mesmo quando você faz escolhas saudáveis, as calorias aumentam!
durma melhor
A falta de sono pode perturbar os hormônios que regulam o apetite e a saciedade, o que pode promover o ganho de peso.
Ter como objetivo um sono de boa qualidade, cerca de 7 a 8 horas por noite, é essencial!
Uma circunferência da cintura superior a 94 cm para homens ou 80 cm para mulheres indica necessidade de perda de peso.
Homens com circunferência da cintura superior a 102 cm e mulheres com circunferência da cintura superior a 88 cm correm alto risco de problemas de saúde e devem consultar um médico