Veja como economizar ao máximo com sua máquina de lavar, alguns truques valiosos de lavanderia que o ajudarão desde o primeiro uso.
A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que mais consome energia. Isso deve nos levar a ter muito cuidado ao usá-lo. Desde que a eletricidade se tornou tão cara, poupar dinheiro em casa tornou-se essencial e os eletrodomésticos estão sob a lupa.
Grandes poupanças na sua máquina de lavar
A utilização responsável dos eletrodomésticos é um aspeto fundamental para a redução do consumo de eletricidade em casa. Isso significa utilizar esses dispositivos de forma eficiente, evitando desperdício de energia e reduzindo o impacto ambiental. Além de contribuir para a proteção do nosso planeta, a poupança de energia permite também obter reduções significativas nas faturas.
É verdade que um dos eletrodomésticos que mais consome energia é o frigorífico porque está sempre ligado, mas o impacto da máquina de lavar não deve ser subestimado . Porém, com as dicas a seguir, esse precioso eletrodoméstico pode ter um consumo bem menor na sua conta. A primeira coisa a fazer é carregar a máquina de lavar na capacidade máxima.
Cuidado com o desperdício
Para economizar, existem algumas práticas simples que podem ser adotadas no dia a dia, como desligar aparelhos quando não estão em uso, escolher eletrodomésticos com baixo consumo de energia e regular corretamente a temperatura de geladeiras e freezers.
Se a máquina de lavar funcionar com metade da potência, isso nos forçará a fazer ciclos de lavagem desnecessários e, portanto, desperdiçará energia. Colocar uma carga superior à prevista no manual de instruções também é uma má prática porque acabaremos danificando-o. O ideal é carregar a máquina de lavar na proporção da capacidade para a qual foi projetada.
Truque para lavar roupas
Um segundo conselho é usar o programa certo. A baixa temperatura é boa para muitos tipos de sujeira e lavagem. Outra coisa importante é ligar a máquina de lavar nos horários de baixo consumo de energia. A maioria dos italianos tem uma tarifa de duas horas e não faz sentido ligar este aparelho quando a energia custa mais.
Preste atenção ao detergente e ao ciclo de centrifugação
Uma coisa que muitas vezes é subestimada é a quantidade de detergente. Se usarmos muito, não lavamos melhor as roupas, apenas tendemos a danificar a máquina de lavar e os tecidos com o tempo. Então, é preciso ter cuidado para não exagerar . Pode ser muito útil utilizar a centrifugação: permite-nos reduzir o tempo de secagem dos tecidos da nossa casa e evitar a formação de bolores perigosos.
Algo que nunca devemos esquecer é Se sujeira e incrustações se acumularem no tambor e nos dutos, ele não apenas funcionará pior e consumirá mais energia , mas também tenderá a quebrar mais cedo. Às vezes você ouve falar de um “ botão secreto ” que economiza muito dinheiro na sua máquina de lavar.
É uma forma colorida de sublinhar a importância da programação da lavagem. O chamado arranque retardado da máquina de lavar permite-nos ligá-la logo às 23h e assim usufruir do preço de duas horas.
O uso eficiente de eletrodomésticos também pode ser estendido a outros aspectos da vida cotidiana, como a iluminação doméstica e o uso de aparelhos como o ar condicionado. Desta forma, não só contribuímos para a redução do consumo de energia, como também promovemos um estilo de vida mais sustentável e consciente.