As plantas de casa são tão úteis quanto necessárias em ambientes fechados, tanto pela sua capacidade de renovar o oxigénio, como pelo seu efeito relaxante e como simples elemento decorativo.
Porém, nem todas as pessoas têm a oportunidade de se dedicar às plantas e, se for este o seu caso, certamente ficará satisfeito em saber que existem alguns tipos de plantas que podem ser cultivadas em água.
O mais importante a ter em mente é que você precisa fornecer às plantas os nutrientes que normalmente são fornecidos pelo solo. Esta é uma operação simples e, embora o crescimento das plantas com este método seja mais lento, podemos ter um jardim interior sem ter que passar horas cuidando das nossas plantas.
1. Dracaena braunii (bambu da sorte)
O nome desta planta engana, pois embora tenha aparência semelhante, não pertence à família do bambu. A dracaena braunii tem sido associada a um significado de riqueza e abundância.
Certifique-se de que os caules da planta estejam completamente submersos em água, que receba luz indireta adequada e que fertilize a água pelo menos a cada dois meses.
2. Epipremnum aureum (pothos)
Pothos é uma das plantas de interior mais populares e difundidas, devido à sua incrível resistência e aspecto tropical.
Para cultivar pothos em água, certifique-se de submergir bem a ponta do caule, o que levará algumas semanas para gerar raízes.
3. Hortelã-pimenta
Se você está procurando uma planta que não só decore, mas também seja útil, a hortelã-pimenta certamente será para você. Esta planta aromática, muito útil na cozinha, pode ser cultivada em água.
Não precisa de muitos cuidados: mergulhe os galhos até criarem raízes e coloque em local exposto ao sol para permitir o crescimento dos brotos.
4. Spathiphyllum
Se ainda não a tem em casa, certamente já a viu em escritórios, lojas ou na casa de amigos: o spathiphyllum é sem dúvida uma das plantas de interior mais difundidas.
Cultivando em água, além de suas maravilhosas folhas verdes intensas, também gerará lindas e perfumadas flores brancas.
5. Monstro deliciosa
Por ser uma planta que não necessita de muita luz, é perfeita para crescer dentro de casa, tanto no solo como na água.
Use um recipiente bastante grande, pois a planta pode atingir alturas consideráveis.
6. Hera comum
A hera também pode ser cultivada em uma panela cheia de água. Para este tipo de cultivo, são preferidas variedades de hera que possuem folhas menores.
Use estacas de 20 cm de comprimento e certifique-se de submergir as hastes até a metade na água. Ao fazer isso, eles serão capazes de gerar raízes mais rapidamente.
7. Falange
Também uma das plantas de interior mais populares, pode ser cultivada em água seguindo um método muito simples.
Basta cortar um pequeno caule e mergulhá-lo em um vaso cheio de água. Depois de muito pouco tempo a planta estará adaptada ao crescimento na água e produzirá folhagem abundante.
Agora que você já sabe quais são as plantas mais indicadas para o cultivo na água, você poderá ter seu próprio jardim interno sem precisar lidar com terra, vasos e pires e sem precisar dedicar horas e horas a isso.