Como propagar uma orquídea a partir de uma folha

As orquídeas são uma paixão que muitos de nós compartilhamos e isso não é surpresa. Estas maravilhosas plantas dão-nos algumas das mais belas flores da natureza, com as mais variadas formas e cores. No entanto, eles têm uma pequena desvantagem: são muito caros.

Poucas pessoas sabem, porém, que as orquídeas também podem ser propagadas em casa , seguindo processos precisos, mas muito simples. Os métodos preferidos incluem propagação através de estacas, sementeira, divisão de uma planta e propagação por caule.

A folha da orquídea por si só não é adequada para propagação. Não há pontos de crescimento que possam dar vida a novas raízes. É por isso que será necessário tirar uma folha com um pequeno pedaço de tronco.

Antes de começar a propagar uma orquídea a partir de uma folha , prepare as ferramentas necessárias. Você precisa de uma tesoura de jardim bem afiada e esterilizada, um recipiente de plástico, um pouco de água filtrada e os seguintes fertilizantes: um agente de enraizamento, um pouco de carvão ativado e uma mistura de citocina e ácido succínico.

O processo de propagação de uma orquídea a partir de uma folha é um dos mais complexos e demorados: as raízes podem levar mais de um ano para se desenvolver.

folha a ser propagada deve ser retirada de uma planta adulta saudável. Use uma tesoura para cortar a folha e o pedaço do tronco e deixe secar por 8 horas.

Em seguida, despeje um pouco de agente de enraizamento na folha e no pedaço de tronco. Dissolva um pouco de carvão ativado em água e coloque a folha e o tronco na solução. O colo do broto deve estar totalmente imerso em água.

Antes de plantar a orquídea em solo para vasos, verifique se há sinais de mofo ou pedaços de plantas podres.