O dente-de-leão (ou dente-de-leão) é uma planta medicinal que cresce em quase toda a Itália. Além de ser muito rico em propriedades terapêuticas , oferece flores que parecem ursinhos de pelúcia e são muito fáceis de identificar. Quantas vezes nós sopramos quando crianças?
A planta pode ser utilizada de diversas maneiras, como no preparo de chás de ervas e tinturas . Seus benefícios e propriedades terapêuticas são inúmeros. O dente-de-leão, por exemplo, ajuda a desintoxicar o corpo de toxinas , facilita as funções dos rins, do fígado e do sistema digestivo e previne e alivia os sintomas da anemia.
Além disso, o dente-de-leão é muito eficaz na regulação dos níveis de açúcar no sangue , aliviando inflamações, purificando e oxigenando o corpo e tem um leve efeito laxante.
Como plantar dente de leão em casa
Poucas pessoas sabem que cultivar dentes-de-leão em casa para tê-los sempre à mão é realmente muito simples. A planta se adapta muito bem às mais diversas situações, graças à sua incrível resistência.
Compre algumas sementes de dente-de-leão (encontradas em lojas de jardinagem, viveiros ou online). Encontrá-los não deveria ser difícil, mais ou menos em qualquer lugar do nosso país.
A planta precisa de solo úmido e resiste muito bem ao frio. Por ser uma planta que você utilizará principalmente para o preparo de chás ou tinturas de ervas, evite o uso de fertilizantes químicos e opte pelo composto natural.
Mudas de dente-de-leão não precisam de cuidados especiais: basta regá-las a cada dois dias e colocá-las em um canto bem exposto aos raios solares.
O dente-de-leão floresce já em maio e recomenda-se colhê-lo entre a primavera e o outono para aproveitar ao máximo suas propriedades.