Apreciado pelo seu sabor inconfundível e ingrediente de inúmeras preparações da nossa tradição culinária, o pistache é também um alimento rico em nutrientes e propriedades terapêuticas.
Um estudo recente realizado nos Estados Unidos descobriu e demonstrou que o pistache contém quantidades significativas de melatonina , muito superiores às de outras frutas, vegetais e legumes.
A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, essencial para regular o relógio biológico do corpo e os ciclos de sono . Os suplementos de melatonina são comumente usados por quem sofre de insônia ou que deseja regular o sono após viagens ou horários irregulares de trabalho.
O estudo mostrou que a melatonina no pistache pode ajudar a combater a insônia , e que basta comer duas por dia para aproveitar esse benefício.
Outros compostos encontrados no pistache , como a lunasina, ajudam a prevenir o diabetes tipo 2, enquanto a luteína e a zeaxantina protegem a visão, e o selênio previne doenças cardíacas e neutraliza os efeitos dos radicais livres.