As leguminosas são os frutos secos das leguminosas e fazem parte da nossa dieta há milénios. Lentilhas, favas, grão de bico e feijão, quase todas as leguminosas estão presentes em abundância nas nossas mesas. Neste artigo falamos sobre a lentilha , uma das leguminosas mais consumidas, e suas propriedades terapêuticas.
As lentilhas são muito ricas em minerais fundamentais para o nosso corpo, como magnésio, potássio, fósforo, ferro, selênio e cálcio . Também contêm vitaminas, como A, B1, B6 e C, com ótimas propriedades antioxidantes.
Eles são fáceis de digerir e são uma ótima fonte de proteína vegetal. Sugere-se combiná-los com um cereal, para fornecer ao nosso corpo todos os aminoácidos essenciais de que necessita.
Graças à sua fibra, as lentilhas melhoram o trânsito intestinal e evitam a prisão de ventre. Além disso, fazem-nos sentir saciados por mais tempo, fazendo-nos comer menos. A fibra também ajuda a prevenir a hipertensão.
São uma excelente fonte de carboidratos, que dão energia, e têm baixo teor de gordura. As lentilhas ajudam-nos a regular os níveis de açúcar no sangue, ajudando assim na prevenção da diabetes.