O ralador de vegetais é um dos utensílios essenciais da cozinha. No entanto, os pedaços de vegetais podem descascar do ralador e cair na bancada ou no chão, e os que ficarem presos na malha do ralador devem ser recolhidos manualmente. Esse método tedioso pode ser facilitado com um método pouco conhecido de uso do ralador, especialmente quando você tem muitos vegetais para ralar.
Explicaremos o método correto a adotar para utilizar o ralador de vegetais e simplificar o seu trabalho. Você economizará um tempo precioso na cozinha.
Como você deve usar o ralador de legumes?
Em primeiro lugar, é útil saber que existem diferentes tipos de ralador como o ralador espiral, o ralador eléctrico ou o clássico ralador quadrilateral que é o mais popular.
Tipos de ralador
- Ralador espiral: este ralador permite obter vegetais listrados que formam espirais, como em alguns restaurantes. Existe um modelo manual clássico em que existe uma pequena lâmina com um orifício de onde sai a espiral. Mas o modelo mais novo possui lâminas de diferentes espessuras que permitem ralar vegetais de diferentes tamanhos. Alguns são usados com uma manivela para virar o vegetal à medida que é ralado, enquanto outros funcionam como um grande pimenteiro.
- Ralador Zester: embora sua função inicial esteja reservada às raspas de frutas cítricas, você também pode utilizá-lo para ralar finamente gengibre ou alho, por exemplo.
- Ralador clássico: é o mais utilizado para queijos, mas também pode ser utilizado para qualquer outro produto. Aqui estão alguns modelos clássicos de raladores:
- Ralador de lâminas: esse modelo é muito simples. Possui alça para segurar o ralador e lâmina única para ralar legumes
- Ralador de quatro lados: esta versão é a mais popular. Este ralador tem quatro lados que muitas vezes são subutilizados, mas cada um deles tem uma função muito específica. Tem o lado da casca fina, ideal quando se procura uma casca quase pulverulenta. A grelha dupla de tamanho médio é utilizada para fazer tiras finas. A grade contra poeira é geralmente o lado mais utilizado. E por último, para as fatias, o acompanhamento adequado para cenouras, abobrinhas e praticamente qualquer vegetal duro.
- Ralador elétrico: Por fim, existem os raladores elétricos que geralmente contêm todas as funções dos demais raladores manuais em um único aparelho. Também é mais prático de usar e reduz o risco de se cortar. Porém, deverá ser desmontado para lavá-lo.
- Método de usar o ralador clássico
- Normalmente, quando moemos um determinado alimento, colocamos o ralador no prato ou superfície de trabalho, inclinando-o ligeiramente para que a fruta ou os vegetais ralados caiam diretamente no prato. No entanto, este método não é muito eficaz, pois pedaços de vegetais podem soltar-se do ralador e cair na superfície de trabalho ou no solo. Recomendamos colocar o ralador completamente plano sobre um prato ou outra superfície e depois ralar os legumes. Graças a este método, o produto ralado acumula-se dentro do ralador e não se perde nem se estraga.
- Além do truque do ralador, existem outros truques culinários que você deve conhecer
- 1-Para manter o pão fresco por mais tempo, coloque uma maçã crua na caixa de pão.
- 2-Diga adeus às traças e outras pragas da despensa colocando uma folha de louro na embalagem onde estão guardados a farinha e o arroz.
- 3- Ao colar pedaços de pão integral em um bolo, ele permanecerá fresco por mais tempo.
- 4-Como devolver o aroma ao café? Coloque um cubo de chocolate amargo junto com o café em uma caixa e feche por dois dias.
- 5-Se a sua sopa estiver muito salgada, não jogue fora! Coloque meia batata crua na sopa e cozinhe por alguns minutos. Os vegetais irão absorver o sal.
- 6-Se preferir seus ovos mexidos mais espumosos, adicione um pouco de leite.
- 7-Adicione uma colher de suco de limão à água na hora de cozinhar o arroz para que não grude.
- 8-Adicionar uma pitada de sal à panela evitará que óleo ou outras gorduras respinguem nas laterais da panela durante o cozimento.
- Saber utilizar corretamente os utensílios de cozinha, como o ralador de legumes, não só facilitará o trabalho no preparo das refeições, economizando tempo, como também evitará o desperdício de produtos.