É hábito de muitos, na hora de dormir, levar um copo d’água para colocar na mesinha de cabeceira e beber de manhã ou à noite. Isto por si só não é uma má ideia, já que o jejum mais longo do dia ocorre durante a noite.
Ao acordar, nosso cérebro envia duas grandes “ordens” ao nosso corpo: a primeira é expulsar todos os resíduos líquidos acumulados em nossa bexiga, a segunda é repor todo esse líquido. É aqui que cometemos o grave erro de beber água do copo deixado na mesinha de cabeceira .
Kellogg Schwab, diretor do Instituto de Água da Universidade Johns Hopkins, o copo de água que passa a noite toda em nossa mesinha de cabeceira em temperatura ambiente é atacado por um número muito elevado de bactérias. No dia seguinte esta água ainda estará própria para consumo humano, mas conterá uma quantidade muito grande de germes e bactérias.
Outro exemplo citado pelo Dr. Schwab é o das garrafas plásticas deixadas nos carros e submetidas a diferentes temperaturas. O plástico das mamadeiras (assim como o das mamadeiras e demais recipientes feitos com esse material) contém uma substância química chamada BPA, que é muito tóxica para o corpo humano.