Com o tempo, a placa dentária endurece e descolora, formando tártaro. Este último, porém, além de ser particularmente feio, é muito prejudicial à saúde dos dentes e gengivas. Na verdade, promove a proliferação bacteriana que ataca o esmalte dos dentes e favorece o aparecimento de cáries. Embora uma higiene oral cuidadosa continue a ser essencial para reduzir a formação de tártaro dentário, ainda é possível utilizar algumas técnicas caseiras para remover o tártaro sozinho, sem utilizar kits ou dispositivos de tártaro e sem ir ao dentista!
1) Bicarbonato contra tártaro dentário
O bicarbonato de sódio é um remédio natural eficaz tanto na remoção da placa dentária quanto na restauração da brancura dos dentes que estão perdendo o brilho. Também ajudará a combater bactérias na boca e a neutralizar ácidos nocivos em certos alimentos.
Para eliminar o tártaro, remover manchas que escurecem o sorriso e clarear os dentes, basta adicionar um pouco de pó branco na escova úmida e escovar bem os dentes e gengivas. Não há necessidade de esfregar com muita força – o objetivo é evitar que as gengivas sangrem, especialmente porque o bicarbonato de sódio é naturalmente abrasivo! É, portanto, muito eficaz com a escovagem normal. Em seguida, deixe agir por um quarto de hora antes de enxaguar a boca.
2) Cascas de laranja para dentes mais limpos
Esfregue os dentes e gengivas com a parte branca da casca de uma laranja para remover o tártaro. Você também pode pegar a parte branca e misturá-la com água para formar uma pasta para usar com a escova de dentes para manter os dentes. O limoneno contido na casca dos cítricos permitirá o clareamento natural dos dentes. Contém vitamina C e princípios ativos antimicrobianos que também auxiliam no combate ao depósito de tártaro e à formação da placa dentária, protegendo os dentes.
3) Vinagre branco (com moderação)
Para facilitar a eliminação do tártaro que se acumula entre os dentes e gengivas, pode-se usar vinagre branco. Quando usado durante uma semana, a sua riqueza em ácido acético mata bactérias indesejáveis, mas também suaviza e dissolve o tártaro dentário . No entanto, este método não deve ser usado com muita frequência. Na verdade, a acidez do vinagre pode atacar o esmalte dos dentes e causar sensibilidade e dor dentária. Então prefira fazer esse truque uma ou duas vezes por ano, no máximo.
Como fazer ? Despeje 2 colheres de sopa de vinagre em meio copo de água morna e gargareje com esta solução uma vez por dia. Acima de tudo, lembre-se de enxaguar bem a boca depois .
Como prevenir o tártaro dentário diariamente?
Estas soluções não substituem uma boa higiene dentária diária. Para ter dentes brancos e saudáveis, escove-os duas vezes ao dia durante pelo menos dois minutos com uma escova de dentes adequada, trocada regularmente (aproximadamente a cada três meses) e escovada em ambos os lados dos dentes. Complete sempre este gesto com o uso de fio dental (ou fio dental). As opiniões e preferências divergem quanto ao seu uso antes ou depois da escovação. A UFSBD recomenda a seguir, mas muitos dentistas dizem que não importa quando você usa, desde que use diariamente para limpar entre os dentes. e remove placas bacterianas e partículas de alimentos que são difíceis de alcançar com uma escova de dentes. Além disso, é fundamental consultar o dentista uma vez por ano.