Mais comuns em mulheres, as veias varicosas são veias superficiais pequenas e anormalmente dilatadas, visíveis através da pele. Mais ou menos finos, refletem má circulação sanguínea. Encontram-se nos membros inferiores (coxas e panturrilhas) e muito frequentemente na face onde constituem a rosácea . Além de inestética, essa dilatação das veias é acompanhada de dor, formigamento, desconforto e sensação desagradável de pernas pesadas. E infelizmente nem sempre é possível evitá-la: a hereditariedade, as alterações hormonais (puberdade, gravidez ou menopausa), as pílulas anticoncepcionais ou o excesso de peso são fatores que favorecem a insuficiência venosa. Aqui estão 8 remédios naturais que permitirão que você se livre das indesejadas varizes!
Não existe remédio natural mágico… Além dos remédios naturais, não hesite em consultar um médico que poderá prescrever um tratamento médico adequado às suas necessidades ou cirurgia no caso de grandes varizes.
1) Um vinagre entre os remédios naturais para saber em caso de varizes
Desintoxicante, esse ingrediente natural também melhora a circulação sanguínea . Isso aliviará o desconforto associado às veias varicosas e ajudará a reduzi-las. De manhã e à noite, aplique vinagre de cidra nas pequenas varizes com pequenas massagens circulares. Para um resultado garantido, você também pode embeber uma compressa em vinagre de maçã e aplicá-la por 30 minutos na área afetada. Além disso, você pode beber 2 colheres de chá de vinagre de maçã em um copo de água durante um mês (manhã e noite).
2) Salsa, outro daqueles remédios naturais à disposição de todos contra as varizes
Sua riqueza em vitamina C o torna um excelente antioxidante. Além disso, promove a produção de colágeno importante para a saúde das nossas células e seu rutosídeo fortalece os vasos capilares . Claro, você pode comê-lo com mais regularidade , mas também pode aplicá-lo como tratamento local. ! Para isso, ferva um punhado de salsa fresca picada em 250 ml de água durante 5 minutos. Deixe esfriar e depois filtre. Coloque o preparado na geladeira por alguns minutos. Em seguida, pegue um algodão e aplique a mistura na área afetada. Repita a operação várias vezes ao dia, todos os dias, durante várias semanas. Para maior eficácia, não hesite em adicionar 1 gota de óleo essencial de rosa e 1 gota de macerado de calêndula (Calendula officinalis) à mistura quando esta esfriar.
3) Um óleo de cozinha para o resgate
A massagem antiinflamatória com azeite também estimula a circulação sanguínea . Em seguida, massageie as varicosidades com azeite virgem aquecido por alguns minutos. Se puder, repita a operação duas vezes por dia durante 2 meses. Para um remédio mais eficaz para veias dilatadas, misture partes iguais de azeite com vitamina E. Você também pode misturar 4 gotas de óleo essencial de cipreste em 2 colheres de chá de azeite quente. Este óleo essencial é de facto um dos melhores óleos essenciais contra distúrbios circulatórios (varizes, pernas pesadas, hemorróidas, etc.).
4) Alho contra varizes
O alho tem propriedades antiinflamatórias e desintoxica o sangue, permitindo um melhor fluxo sanguíneo . Você pode consumir mais ( especialmente cru ) ou aplicar topicamente. Para usar em varizes, corte 6 segmentos e guarde em uma jarra de vidro. Esprema 3 laranjas e adicione 2 colheres de sopa de azeite. Deixe essa mistura descansar por 12 horas e depois massageie-se com essa mistura. Aproveite para massagear longamente com movimentos circulares, depois embrulhe em um pano de algodão e deixe agir durante a noite. Repita a aplicação do seu remédio caseiro natural todas as noites.