Como saber se suas plantas precisam de rega? Sugiro que vocês analisem as pistas juntos para saber se uma planta precisa de água ou não.
Porque não é tão simples assim… E talvez no inverno seja ainda mais difícil do que no verão. De repente regamos demais, de repente não o suficiente… Por isso, as plantas nem sempre estão em bom estado.
Felizmente, meu florista me deu algumas dicas simples sobre se as plantas verdes precisam de água. Desde que segui seu conselho ao pé da letra, minhas plantas estão indo muito bem.
Aqui estão 7 dicas eficazes para saber quando regar suas plantas domésticas. Eu espero :
1. Coloque o dedo na terra
Esta é uma das melhores maneiras de saber se sua planta precisa de água ou não.
E isso é bom, porque também é um dos mais fáceis. O que é essa técnica, você pergunta?
Enfie o dedo no solo para testar o nível de umidade do solo. Simples o suficiente.
Você logo perceberá se o solo está seco ou não. Cuidado, como vimos, o solo pode estar seco na superfície e molhado por baixo.
É por isso que é importante empurrar bem o dedo no solo por pelo menos 3-4 cm. Se o solo estiver completamente seco, cerca de 4 cm, provavelmente é hora de regar a planta. Este truque é muito eficaz para pequenos vasos de plantas. Mas ainda tome cuidado para não danificar as raízes ao usar esta técnica.
Vamos agora ver o que fazer se você tiver um vaso de planta grande. A técnica dos dedos pode não ser muito eficaz, dada a profundidade do vaso.
2. Levante a panela para verificar se está pesada
Sim, pode parecer estranho…
Mas levantando os potes você poderá estimar seu peso e saber se deve regá-los ou não.
Se forem pesados, o solo ainda está cheio de água. Porque a água na panela acrescenta peso. Se forem leves, o solo está seco. Você então precisa pensar em regá-los.
É um método rápido e eficaz, principalmente se você tiver muitos potes em casa. Para potes maiores, incline-os ligeiramente para avaliar o peso. Essa técnica fica melhor quanto mais você a usa. Alguma dica para se tornar um especialista?
Terminada a rega, levante a panela para ter uma ideia do seu peso principal. Isso torna mais fácil comparar seu peso depois de alguns dias. Se parecer muito mais leve, é provável que precise de rega!
3. Observe suas plantas pelo menos uma vez por dia
Cada planta tem necessidades específicas de água. Portanto, o melhor conselho que podemos dar é dar-lhes atenção especial.
Dia sim, dia não, observe-os cuidadosamente. Essa pequena rotina permite que você perceba as mudanças que acontecem. Que sinais devem alarmar você?
– as folhas são macias e caem
– as folhas ficam amarelas ou marrons
– as folhas secam
– as flores murcham
– as hastes mais baixas
Todas essas mudanças são pistas que levam a uma conclusão: suas plantas estão com sede! Se notar essas mudanças, você pode agir rapidamente, dando-lhes água.
4. Use este guia para saber quando regar suas plantas
Cada planta tem necessidades específicas. Alguns precisam ser regados semanalmente, outros a cada duas semanas. Algumas espécies precisam de solo úmido, outras, pelo contrário, preferem solo seco.
Felizmente, existe um guia simples e gratuito sobre a frequência de regar suas plantas. Ficus, aloe vera, orquídea… Você saberá tudo sobre a frequência de rega. É uma ótima maneira de estabelecer uma rotina de rega. Lembre-se de que no outono e no inverno você pode reduzir a frequência de rega da maioria das plantas.
Na verdade, é o período de dormência das plantas. Ou seja, o ciclo de vida das plantas fica mais lento. Eles, portanto, têm necessidades nutricionais mais baixas.
5. Observe a cor da terra
Às vezes, tudo o que você precisa fazer é dar uma olhada no solo das suas plantas para ver se elas precisam de rega. Você pode ver rapidamente se o solo está seco ou molhado. Você sabia que o solo úmido é mais escuro que o solo seco? Concretamente, se o solo das suas plantas for castanho claro, significa que está seco.
Esta é uma boa pista para saber se sua planta precisa de água. Essa técnica é indicada para plantas que necessitam de solo constantemente úmido, como samambaias. Por outro lado, é menos útil para plantas tolerantes à seca, como cactos, suculentas, suculentas e ficus. Se você regar essas plantas enquanto o fundo do vaso ainda estiver molhado, você corre o risco de regar demais.
A questão é se o solo está seco em profundidade. Quer saber como fazer isso? Então aqui você tem que sujar as mãos! Sim, é preciso testar a secura do solo com o dedo!
6. Use um palito para ver se o solo está seco
Neste caso, saiba que você pode usar um bastão para testar a secura do solo. Você pode pegar um palito simples, um espeto, um palito de sorvete ou um pauzinho chinês.
Também é uma boa maneira de reciclá-los após o uso! Mas em nenhum caso o bastão não deve ser manchado ou tratado.
Você deve inserir o palito vários centímetros no vaso, tomando cuidado para evitar as raízes. Claro, a profundidade da inserção do palito depende do tamanho do pote. Para saber a profundidade em que você inseriu o bastão, faça uma marca com a caneta no bastão, no nível do solo.
Deixe o graveto no solo por 1-2 minutos enquanto a umidade penetra no graveto. Em seguida, retire o bastão e leia o resultado. Veja como: Procure uma marca úmida ou molhada no bastão.
O aparecimento do sinal úmido permite saber se sua planta precisa de água. Se o sinal for evidente significa que não é necessário regar. Neste caso repita o teste de umidade alguns dias depois. Se o sinal estiver claro, talvez seja hora de regar sua planta.
7. Use um sensor de umidade
Todos esses truques da vovó são eficazes e simples de usar. Mas você também pode usar a tecnologia usando um sensor de umidade.
Esses pequenos higrômetros são baratos. E eles permitem determinar com precisão a umidade do solo. Para fazer isso, basta plantar o medidor de umidade no solo do vaso. E o aparelho verifica a umidade do solo e avisa se é hora de regar.
Sua vez… Você já experimentou esses truques antigos para descobrir se sua planta precisa de rega? Deixe-nos saber nos comentários se funcionou para você. Mal podemos esperar para ler você!