O vapor d’água nas janelas e a formação de mofo se devem à falta de ventilação dos nossos ambientes durante o período de inverno. Mas fique tranquilo, existem diversas dicas para vencer a umidade. Aqui estão 6 dicas eficazes para combater a condensação nas janelas e qualquer umidade que possa se desenvolver em casa.
No inverno, os rearranjos internos são inevitáveis para manter certo conforto térmico. O que pode ser caro e cansativo. Contudo, existem formas económicas de resolver esta situação de forma simples e duradoura. Desta forma, a humidade pode ser reduzida e as suas consequências neutralizadas.
6 maneiras de combater a condensação nas janelas e a umidade em sua casa
Devido à falta de ventilação em nossas casas, o nível de umidade pode aumentar significativamente no inverno. Veja como consertar isso.
1. Combata a umidade antes que ela se espalhe
Para remediar o embaçamento dos vidros, coloque 1 kg de sal grosso em uma tigela e coloque em um cômodo central da casa . O sal é um desumidificador natural. Depois de alguns dias, terá absorvido uma grande quantidade de umidade. Se você mora em uma casa grande, também pode ter vários saleiros, em cômodos diferentes, para melhores resultados. Uma forma eficaz de evitar condensação e formação de umidade.
2. Ventile um pouco
Para combater a condensação e evacuar o excesso de umidade em sua casa, recomendamos abrir janelas e venezianas para ventilar seus ambientes e deixar o ar circular . Uma operação a ser realizada diariamente, durante cerca de vinte minutos por dia.
3. Use um aspirador de pó, se possível
Um absorvedor de umidade pode ser uma alternativa para combater o acúmulo de condensação nas janelas no inverno. Caso contrário, considere isolar suas paredes. Uma solução certamente muito mais cara, mas que lhe permitirá reduzir a sua fatura energética.
4. Mantenha o aquecimento a uma temperatura constante
Isto evitará o resfriamento, o que promove a difusão da umidade . Além disso, quando você abre uma janela para ventilar sua casa, alguns radiadores conectados detectam automaticamente a queda de temperatura e reduzem sua temperatura para evitar a emissão desnecessária de calor.
5. Mova as plantas de casa
As plantas liberam umidade no ar. Seria aconselhável mantê-los afastados de janelas e portas de vidro pelo menos até o final do inverno.
6. Mova os móveis
Se algum dos seus móveis estiver muito próximo das paredes, recomendamos também deslocá-lo para o centro da divisão onde se encontra , para promover a circulação de ar no seu interior durante este período húmido e frio.
A umidade é um dos problemas mais comuns do inverno, por isso é importante não ignorar seus efeitos no seu espaço residencial. Além disso, preste atenção às manchas úmidas, pois elas podem representar um verdadeiro ninho de bactérias.