A dica brilhante para eliminar a cochonilha que está devastando suas plantas

Se suas plantas têm um inimigo formidável, são as cochonilhas. Carnudas, brancas ou com casca, as cochonilhas são parasitas que atacam a folhagem e o caule das plantas, impedindo-as de se desenvolverem adequadamente. Descubra como erradicar cochonilhas com sabão de Marselha e vinagre branco.

Os insetos cochonilhas são parasitas que podem atacar plantas verdes de interior, mas também plantas de jardim, arbustos e árvores frutíferas do pomar, comprometendo o seu correto crescimento.

Em que condições crescem os insetos cochonilhas?

As cochonilhas adoram umidade e calor. Portanto, se você borrifar demais a folhagem da sua planta ou se o seu interior sofrer de umidade ou falta de ventilação, você corre o risco de encontrar cochonilhas na sua planta.

As cochonilhas também são comuns na primavera ou no verão, mesmo em plantas de jardim, quando as temperaturas são altas e a umidade é maior.

Quais são as consequências para a planta?

Os cochonilhas são encontrados dentro das folhas ou nos brotos jovens. Estes são os insetos cochonilhas fêmeas que atacam as plantas. Na verdade, enquanto os cochonilhas machos têm asas, as fêmeas são imóveis. Portanto, vivem presos à planta onde põem os ovos.

Esses insetos picam e sugam insetos que se alimentam da seiva das plantas. Ao bombear sua seiva, as cochonilhas enfraquecem a planta e comprometem seu crescimento. Somado a isso está o risco de ver   um depósito preto semelhante a fuligem, chamado fuligem, se desenvolver na planta.  Na verdade, as cochonilhas secretam melada, um excremento açucarado, que atrai fungos, mas também várias espécies de formigas. Essa doença causada por fungos também é perigosa para as plantas, pois o depósito preto que cobre a folhagem bloqueia a fotossíntese da vegetação.

As cochonilhas também são prejudiciais às árvores frutíferas. Além de destruir a sua colheita, correm o risco de estragar a sua vegetação.

Como erradicar insetos cochonilhas?

  • Vinagre branco e sabonete preto

Coloque água em um borrifador e adicione uma colher de chá de sabonete líquido preto e uma colher de chá de vinagre branco. Em seguida, pulverize nas partes infectadas da planta, de manhã e à noite. Evite usar esse inseticida natural em sua planta nos horários centrais do dia, para não queimá-la ao sol. Repita esta operação diariamente até que as cochonilhas sejam completamente erradicadas. Lembre-se de que o vinagre branco também é eficaz contra pulgões e trepadeiras.

  • Sabonete de Marselha

Diluir em meio litro de água da chuva não calcária, uma colher de sabonete líquido de Marselha e uma colher de sabonete líquido preto. Depois que o sabão estiver completamente dissolvido, adicione 2 colheres de sopa de álcool 70° à solução. Com um pincel, aplique essa mistura na casca das cochonilhas para não danificar sua planta, principalmente se for orquídea. Na verdade, esse inseticida pode manchar as flores e queimar algumas raízes. Depois de alguns dias, você notará que as cochonilhas secaram e se transformaram em pó quando você as tocou. Desta forma você eliminará essas pragas sem causar nenhum dano à sua planta. Lembre-se de que você pode muito bem  substituir os dois sabonetes por detergente de louça. O importante é ter água com sabão.

Outro truque é dissolver 50 g de flocos de sabão de Marselha em 350 ml de água quente. Mexa até que o sabão esteja completamente dissolvido. Em seguida, calce luvas, molhe uma esponja em água com sabão e passe sobre as folhas infectadas da planta. Desta forma poderá eliminar as cochonilhas, mas também a melada que depositam na folhagem.

Para fazer um spray anti-cochonilha natural

Misture 1 litro de água, uma colher de chá de álcool isopropílico, uma colher de chá de sabonete líquido preto e uma colher de chá de óleo vegetal, como azeite. Pulverize esta solução nas partes da planta infestadas de cochonilhas, uma vez por 3-4 dias. O sabonete preto também é   um repelente natural contra aranhas vermelhas, cochonilhas e pulgões.

Quais plantas são mais afetadas por cochonilhas?

A maioria das plantas verdes de interior são afetadas, como suculentas, orquídeas, lilases, hibiscos, rosas de interior, etc.

Quanto às árvores frutíferas, as frutas cítricas são as mais sensíveis e vulneráveis ​​aos cochonilhas.

Evite um ataque de cochonilhas

Essas cochonilhas que atacam as plantas de sua casa também têm seus predadores. Para evitar o ataque de cochonilhas, retire a planta em maio e coloque-a em local iluminado e com sombra parcial. Se cochonilhas parasitarem sua planta, elas serão rapidamente engolfadas por joaninhas, moscas e vespas.

Estas soluções permitir-lhe-ão combater as cochonilhas de forma muito eficaz, para proteger as suas plantas de interior e exterior, mas também a sua horta, ou o seu jardim ornamental, da invasão destes insectos parasitas.