A leguminosa que trata diabetes, ajuda a perder peso, reduz o colesterol, dá energia e cura

O grão de bico pertence à família das leguminosas e possui inúmeras propriedades nutricionais que o tornam adequado para fazer parte de uma alimentação saudável.

É uma das leguminosas mais consumidas no mundo, estando também presente na nossa cozinha tradicional. O grão de bico oferece muitos benefícios à saúde, sendo composto por carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas (grupo A e B) e minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo e potássio.

Abaixo estão alguns dos principais benefícios do grão de bico .

  1. Eles regulam os níveis de colesterol
    Os ácidos graxos insaturados (linoléico e oleico) contidos no grão de bico protegem o corpo do colesterol alto, reduzindo-o naturalmente. O alto teor de fibras também contribui para esse processo.
  2. Diabetes
    Os hidratos de carbono, incluindo o amido, são absorvidos lentamente e, portanto, excelentes para pessoas que sofrem de diabetes, pois fornecem energia enquanto mantêm os níveis de açúcar no sangue sob controlo. O grão de bico ajuda a prevenir o diabetes, pois previne a resistência à insulina.
  3. Perda de peso
    Por ser rico em fibras, o grão-de-bico pode ajudar-nos a perder peso, mantendo o intestino ativo, promovendo o trânsito intestinal e proporcionando-nos uma sensação de saciedade.
  4. Proteínas
    O grão de bico é rico em proteínas, mesmo que incompletas. Por isso recomenda-se consumi-los com cereais integrais, cuja combinação é ideal em dietas vegetarianas.
  5. Dão energia
    Um dos principais componentes do grão de bico é o ferro, por isso o consumo dessas leguminosas é recomendado para quem sofre de anemia, lactantes e crianças. Os atletas também consomem muito grão de bico.
    O ferro é um componente integral da hemoglobina, que transporta oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo e faz parte do sistema enzimático chave para a produção de energia.