A planta que previne a demência e aumenta a memória em 75%

Muitas pessoas ficam preocupadas com lapsos periódicos de memória ou concentração, especialmente na velhice, quando as capacidades intelectuais começam a diminuir.

A falta de memória pode ser causada por diversos fatores, não apenas pela idade, como má alimentação, problemas neurológicos, alterações do sistema nervoso ou outras causas como falta de atenção, sedentarismo e estresse.

Existem alguns remédios e hábitos que podem fortalecer as capacidades intelectuais e melhorar a memória e a concentração, melhorando a função cerebral. Abaixo listamos alguns exercícios, e um remédio muito eficaz nesse sentido.

Auto-imaginação . Segundo um estudo da Universidade do Arizona, imaginar situações ou acontecimentos próximos do que queremos aprender ou lembrar é um exercício muito útil para absorver informações. Por exemplo, se quero lembrar das pessoas para quem preciso ligar hoje, me imagino tomando café com elas, em um lugar que realmente existe.

Durma . Ter um sono reparador e dormir a quantidade necessária de horas (cerca de 7 a 8 por dia) é essencial para consolidar informações na memória, aprender e distinguir informações úteis de informações superficiais, segundo um estudo da Universidade de Massachusetts.

Faça atividade física . Segundo um estudo da Universidade de Pittsburgh e de outros institutos americanos, a atividade física aumenta o tamanho do hipocampo anterior e é um método eficaz para compensar a perda de volume dessa área do cérebro causada pela idade.

Medite . A Universidade da Califórnia publicou um estudo através do qual foi demonstrado que após 2 semanas de meditação é possível melhorar a memória de trabalho reduzindo a atividade superficial do cérebro.

Infusão de alecrim . Esta planta aromática tem propriedades muito poderosas para o nosso cérebro. Consumi-lo com frequência melhora o desempenho do cérebro e aumenta a memória.