A sua planta de casa não está mais crescendo? Isso é o que você deve fazer imediatamente.

Infelizmente, é uma visão que parte seu coração! Você pensou que estava fazendo todo o necessário para cuidar da sua linda planta de casa, mas agora, há um tempo, você sente que ela está sofrendo e não cresce mais. Este atraso no crescimento é muito frustrante: você se sente impotente diante da sua planta e acima de tudo teme que ela acabe murchando e morrendo. Não entre em pânico, sempre há soluções a serem consideradas.

Apesar de todo o cuidado que você dá a ela, uma planta permanece frágil. Há sempre muitos parâmetros a ter em conta para protegê-lo e prolongar a sua vida útil. Para revitalizar as suas plantas de interior, primeiro você deve adotar as ações corretas. Felizmente, existem alguns métodos que salvarão o dia. Aqui estão algumas dicas para usar ao armazenar seus potes.

Como reagir a uma planta que não cresce mais?

Não suporta ver sua planta sofrer? Tenha certeza de que com uma boa dose de vontade e paciência você poderá mudar a situação.

Leia também:   Por que jardineiros experientes colocam fósforos em vasos de flores?

Primeiro, certifique-se de que sua planta receba luz solar suficiente. Para algumas plantas, como os gerânios, é necessária luz forte. Em vez disso, outras plantas, como a hera ou a sansevieria, devem ser colocadas apenas sob luz indireta e protegidas dos raios UV. Portanto, verifique com atenção se sua planta apresenta sinais de murchamento devido à luz forte. Neste caso, instale uma cortina para que os raios solares não a queimem. Melhor ainda, leve-o para um local onde fique mais protegido, mas também não no escuro. Por outro lado, algumas plantas podem sofrer com a falta de luz. Se o sol estiver escasso na sua região, é melhor compensar com lâmpadas especiais ou tubos fluorescentes.

Por outro lado, a poeira pode ter um impacto significativo. Certifique-se sempre de limpar qualquer poeira acumulada nas folhas de suas plantas. Na verdade, pode bloquear a luz e o ar. Suas flores podem sufocar e sofrer muito.

Outra razão plausível para o murchamento das plantas é a rega excessiva. Infelizmente, muitas pessoas ainda não conseguem tomar a dose certa. Você pode ter tendência a regar sua planta com muito mais frequência do que o necessário. No entanto, é importante respeitar as suas necessidades de água. Enquanto algumas plantas precisam de muita água, outras precisam de muito pouca. Se você tem orquídeas por exemplo, saiba que basta mergulhar o vaso em um recipiente maior e cheio de água.

Leia também:  Qual é o segredo dos gerânios lindos e exuberantes? Basta borrifá-los com este ingrediente.

Algumas dicas para revitalizar suas plantas de casa

Ao evitar alguns erros recorrentes e seguir algumas dicas, você pode trazer suas plantas de volta à vida e permitir que floresçam por muito tempo.

  • Você tem um cacto em casa? Diga a si mesmo que não precisa de rega regular ou de muita água. Coloque-o por alguns minutos em uma bandeja com água, tomando cuidado para não molhar o caule ou o tronco. Se usar o regador, basta umedecer o solo. Escorra bem até que não fique mais água na placa de suporte.
  • Se pretende ter plantas saudáveis ​​na varanda ou terraço, deve recorrer a medidas de revitalização tendo o cuidado de utilizar os fertilizantes mais adequados. Lembre-se: as plantas de casa não precisam de fertilização excessiva, apenas de alimentação leve regular. Os fertilizantes são aplicados da primavera ao outono. Suas plantas não devem ser alimentadas durante o período de repouso vegetativo.
  • As plantas também podem precisar ser revitalizadas quando o vaso ficar pequeno demais para o tamanho das raízes. Então, para que a planta se recupere, é preciso movê-la para um vaso mais espaçoso. O transplante deve ser feito com muito cuidado para que a raiz não sofra.
  • No inverno, a maioria das plantas domésticas para de crescer e algumas até perdem as folhas. Você deve garantir que eles entrem em hibernação: mas acima de tudo, não jogue fora o recipiente. Os potes devem ser guardados até a primavera. Quando as plantas saem do repouso vegetativo, devem ser instaladas em áreas com temperatura constante e regadas pontualmente.

Leia também:   Não jogue fora as sementes de limão – veja como usá-las para cultivar um limoeiro

Navegação de artigos