A serotonina é um hormônio que aumenta a energia e a felicidade e pode ser aumentada através da nutrição. Além dos seus efeitos no humor, estudos demonstraram que a serotonina mantém as artérias e as células cerebrais mais jovens, reduzindo o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e doença de Alzheimer. Abaixo explicamos como aumentar os níveis de serotonina através da alimentação.
Grãos de soja. O elemento chave na produção da serotonina é o triptofano, um aminoácido no qual a soja é muito rica. Basta comer 100 gramas de soja por dia, crua ou torrada, para manter níveis de energia satisfatórios e um excelente humor. Lembre-se de preferir a soja orgânica.
Sementes de girassol. Eles são ricos em cobre, vitamina E e vitamina B6, um trio de nutrientes que melhoram a capacidade das células cerebrais de absorver a serotonina. Basta comer um punhado deles para se sentir mais calmo e feliz em apenas 20 minutos.
Rodiola. Uma dose diária de 500 mg desta planta pode reduzir a ansiedade, o cansaço e a vontade de comer carboidratos: todos sintomas de baixos níveis de serotonina . Rhodiola retarda a perda de serotonina na corrente sanguínea, de acordo com pesquisas dos EUA. Você pode encontrar suplementos de rodiola em fitoterapeutas.
Amoras. Comer apenas 50 gramas dessas frutas por dia pode aumentar nossos níveis de serotonina em 20%, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos. Os mirtilos são ricos em antocianinas, um composto antioxidante que estimula as células a produzirem serotonina.