Amora branca: cura diabetes, ajuda a perder peso, alivia dores de cabeça e inflamações

Originária da China e introduzida na Europa no século XV, a amoreira branca pertence à família Moraceae e é cultivada principalmente em Itália e Espanha. Tanto os frutos como as folhas desta planta são utilizados na medicina tradicional chinesa há séculos: têm sabor agridoce e são ricos em ácido málico e cítrico, carotenos e vitamina C.

A árvore é cultivada por sua madeira, enquanto o fruto é utilizado principalmente para alimentar o bicho-da-seda. Mas poucos sabem que é possível utilizar seus frutos para tratar inúmeras patologias, que incluem hipertensão, colesterol alto e diabetes. Outros benefícios desta planta incluem o tratamento do envelhecimento prematuro, queda de cabelo e tonturas.

A amora branca contém compostos que inibem o metabolismo do açúcar no trato digestivo, fazendo com que seja absorvido mais lentamente pela corrente sanguínea. É rico em vários ácidos orgânicos e vitaminas, mas também em fibras alimentares, beta-caroteno, pectina e resinas. Ele também contém vários antioxidantes e é útil no tratamento de febre, inflamação, dor de cabeça, tosse e diarreia.

Se acompanhado de uma alimentação saudável, o consumo de amora branca ajuda a manter os níveis de colesterol sob controle.

Um estudo realizado pela Universidade do Texas (Estados Unidos) mostrou que a amora branca, rica em resveratrol, pode ser útil no combate ao câncer e doenças cardíacas.

A amora branca regula os níveis de açúcar no sangue e graças a esta excelente propriedade evita o risco de diabetes e obesidade.