Além disso, o abacate ajuda a reduzir o colesterol e os triglicerídeos, melhorar a visão, otimizar o funcionamento do coração e do sistema digestivo. Resumindo, existem mil e um motivos para comer mais abacate, mas apenas um obstáculo: é muito caro.
O abacate é importado de terras muito distantes, e essa viagem, além de ser negativa para o meio ambiente, também afeta o custo final.
É justamente por isso que explicamos como plantar um abacateiro em vaso em casa. Certamente não é fácil, mas os resultados serão verdadeiramente excelentes.
Onde posso cultivar abacate?
Em primeiro lugar, deve-se escolher um local no terraço ou no jardim bem exposto ao sol: o abacate gosta do sol e é essencial para o seu crescimento. Se você não tem pátio ou jardim, escolha um local próximo a uma janela para cultivar abacates em casa.
Evite climas frios ou locais com temperaturas mínimas muito baixas e prejudiciais ao abacateiro. Quanto ao solo, certifique-se de que seja rico em nutrientes e tenha pH baixo.
Como plantar um abacateiro em vaso?
Pegue uma semente de abacate, lave-a bem e insira três palitos para criar um suporte que possa mantê-la suspensa sobre uma jarra cheia de água. Isso permitirá que as raízes do abacateiro cresçam e se fortaleçam para suportar o peso da planta.
Coloque a panela em local bem ventilado e ensolarado. Assim que o caule da planta crescer e atingir a altura de 15 centímetros, corte-o para deixar cerca de 7 centímetros. Ao fazer isso, o caule ficará mais forte, mais raízes e novas folhas crescerão.
Assim que aparecerem as primeiras folhas, a planta pode ser colocada em um vaso.
Remova os palitos da semente e coloque a planta em um vaso cheio de terra para vasos. Corte as folhas quando o caule tiver mais de 15 centímetros de altura. As folhas que ultrapassarem 30 centímetros de altura devem ser cortadas.
Técnica para fazer um abacateiro dar frutos
A árvore vai começar a crescer e o próximo passo é esperar que dê frutos (isso leva cerca de 5 ou 6 meses). No entanto, os abacateiros não dão frutos facilmente e isso pode levar anos.
Uma boa técnica que você pode usar para acelerar esse processo é realizar um enxerto. Um corte lateral é feito na planta para que mais caules cresçam.
Lembre-se de regar o abacateiro com frequência.