Ter uma mini árvore de pistache em casa é mais simples do que parece, e você pode obtê-la seguindo passos simples de como germinar uma planta de pistache e como cultivá-la em um vaso para que também possa crescer dentro de casa.
O pistache contém muitos benefícios para a saúde, sendo rico em antioxidantes como a luteína e a zeaxatina, que protegem a visão, mas também outras vitaminas, como B6, minerais, fibras e proteínas .
Este excelente fruto seco é também muito versátil e pode ser utilizado numa infinidade de preparações diferentes, tanto doces como salgadas. O pistache faz, sem dúvida, parte da nossa tradição culinária, por isso ter uma mini árvore em casa pode ser muito útil.
Escolha um punhado de pistache, tomando cuidado para que não fiquem torrados . Retire a casca dura e coloque-as num copo cheio de água. Deixe-os hidratar durante a noite em local totalmente escuro.
Na manhã seguinte, arrume os pistaches sobre papel absorvente seco e cubra-os com mais papel úmido. É importante manter a umidade certa para o crescimento da planta.
Após cerca de 10 dias, durante os quais você se certificou de que as toalhas de papel permaneceram sempre úmidas, você pode plantar as sementes em um vaso fundo o suficiente para permitir que as raízes cresçam corretamente.
Encha a panela com terra, faça furos e coloque os pistaches. O solo não deve cobrir completamente as sementes germinadas.
Regue e coloque a panela em um local onde possa receber luz solar. Regue com frequência.